Coluna da sexta | Poder político redobrado

Com a confirmação da federação entre o Progressistas e o União Brasil, somando 108 deputados federais, o deputado Eduardo da Fonte, que preside o PP em Pernambuco, assumirá a federação em nível estadual por possuir todos os parâmetros para tal: maior bancada, mais votos e por ser diretório.
Com essa junção, que só será de fato concretizada no período eleitoral, Da Fonte aumenta, consideravelmente, sua força e seu poder na política pernambucana. Ele já possui uma forte bancada na Assembleia Legislativa e federais. Agora, terá a força de conduzir dois fundos eleitorais e um robusto tempo de propaganda eleitoral. A federação será a noiva cobiçada da eleição.
Neste tamanho, a federação tem espaço majoritário em qualquer chapa, podendo ter até duas vagas. O que consolida ainda mais o projeto do Senado de Eduardo da Fonte.
COMANDO - O atual presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, será o presidente da federação entre sua legenda e o PP. Com esse comando, Rueda se empodera ainda mais na política nacional.
LIRA X RUEDA - Havia um trabalho de bastidor para que o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), assumisse a federação, mas na negociação final Rueda levou a vantagem.
CLIMA PACIFICADO - Uma fonte revelou à coluna que Eduardo da Fonte e os Coelhos já conversaram e o clima foi de pacificação. O objetivo é fazer o maior número de deputados federais e estaduais.
FRASE DO DIA: “Foi uma agenda muito positiva. Esses roadshows vão render mais de 30 bilhões em investimentos para o Brasil”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, após roadshow na Holanda e na Dinamarca.
RÁPIDAS
MDB - Correu nos bastidores a informação de que o MDB cogitou entrar na federação com o PP e o União Brasil. Respondendo ao contato da coluna, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, foi enfático: “não procede”.
POSSE - O novo presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto, será empossado, hoje, pela governadora Raquel Lyra (PSD). A posse está marcada para as 10h e deverá ser prestigiada.
PINGA-FOGO: Em qual palanque a federação PP-UB estará na eleição do próximo ano?