Coluna da segunda | Estratégia do MDB nacional alavanca Dueire em PE
Dos dez senadores que o MDB tem, hoje, em exercício, apenas um, o ministro Renan Filho - que atualmente está sendo substituído pelo seu suplente Fernando Farias -, foi eleito em 2022. Os demais terão seus mandatos postos à prova na eleição vindoura.
O senador pernambucano Fernando Dueire, que assumiu o posto com a renúncia de Jarbas Vasconcelos, compõe a lista dos que terão que passar pelas urnas em 26. Diante desses números, o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, vem tocando a estratégia para alavancar os atuais mandatários para não diminuir sua presença na Casa Alta.
Uma fonte próxima a Baleia revelou à coluna que o objetivo do presidente é entregar os comandos estaduais do MDB a esses senadores para que eles tenham um protagonismo partidário, transformando-se em forças eleitorais. Caso isso se concretize, o MDB de Pernambuco poderá ter um novo presidente, o senador Fernando Dueire.
EM MARÇO - Mesmo sendo um desejo da nacional, os filiados irão às urnas para eleger o diretório estadual. Há uma grande expectativa de que essa eleição aconteça em março do próximo ano. Em Pernambuco, o MDB tem três polos de força: o presidente e ex-deputado Raul Henry, o prefeito Paulo Roberto e o senador Fernando Dueire.
NA CHAPA? - O MDB, legenda que já governou Pernambuco por três vezes, sempre teve um papel estratégico nas chapas majoritárias em Pernambuco e não poderá ficar de fora em 26. Hoje, com João Campos, o partido poderá estar até com Raquel Lyra no futuro vai depender da conjuntura.
FRASE DO DIA: “João Campos é paparicado pelo presidente Lula para ser futuramente a sucessão do seu governo, dada a sua competência, responsabilidade e forma como vem tratando a política”, disse o deputado Lucas Ramos à Folha de Pernambuco.
RÁPIDAS
CRIANDO DISCURSO - O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vem demonstrando em ações que vem trabalhando pesado por Pernambuco. Candidato ao Senado, ele já está criando o discurso para 26.
AJUSTES FINAIS - O ministro Haddad está trabalhando para anunciar, ainda esta semana, o famoso corte de gastos. O presidente Lula recebe, hoje, os ministros Rui Costa e Haddad para finalizar a minuta.
NINGUÉM RETRUCOU - Fruto de uma longa apuração, ninguém retrucou a coluna deste blog da última sexta-feira, que deu como certa a saída da ministra Luciana Santos da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. A informação ainda está sendo digerida por alguns que estavam por fora dos movimentos.
PINGA-FOGO: Dueire conseguirá unir o MDB em torno do seu nome?