Coluna da terça | Mexida nos blocos na Alepe
Um novo bloco surge na Assembleia Legislativa entre os partidos Progressistas e Republicanos. Com essa consolidação, que deverá ser anunciada hoje, os parlamentares das duas legendas terão protagonismo nas comissões mais importantes da Casa.
Uma outra articulação que está sendo efetivada é a ida da federação PT/PV e PCdoB para o blocão formado pelo PRD, União Brasil, Solidariedade e PSDB. Essa adesão será feita hoje.
Todos esses movimentos estão visando aos principais postos das comissões temáticas da Casa de Joaquim Nabuco.
NÃO FICOU - Numa mudança no cerimonial na abertura da nova legislatura da Câmara de Vereadores do Recife, o prefeito João Campos discursou antes dos líderes, o que evitou de ele ouvir as críticas do vereador Felipe Alecrim (Novo). Essa ausência gerou insatisfação dos parlamentares do bloco opositor.
FORA DE TOM - Chamou a atenção de muitos o tom deselegante que o líder da Oposição, deputado Diogo Moraes (PSB), adotou em seu discurso na abertura dos trabalhos. É papel da Oposição expor os problemas do Governo, mas existe uma forma.
FRASE DO DIA: “Chegamos a esse entendimento”, disse o deputado João Paulo Lima (PT) sobre a ida da federação ao bloco.
RÁPIDAS
NOVA LÍDER - Como antecipamos no final do ano, a governadora Raquel Lyra confirmou a mudança da liderança do Governo na Assembleia. A deputada Socorro Pimentel substitui o deputado Izaías Regis.
GESTOS - Como prêmio de consolação,o deputado Izaías assume a liderança do PSDB e a ida de Socorro para o comando da liderança é também um movimento diante da sua defesa enfática ao governo no último ano.
ENCONTRO - A governadora Raquel ainda recebeu, ontem, no Palácio, o presidente da Assembleia, Álvaro Porto. A relação institucional entre eles está consolidada.
PINGA-FOGO: Ida do PT para o blocão é mais um gesto de aproximação?