Coluna do sábado | Pernambucanos na mesa
A bancada federal pernambucana, ao longo das legislaturas, ocupou um espaço estratégico na mesa diretora da Câmara dos Deputados. O exemplo disso na prática é o ex-deputado Inocêncio Oliveira que, pela presença constante na mesa, foi apelidado de “deputado guardanapo”.
Na legislatura que começa hoje, dois pernambucanos vão garantir presença na cúpula da Casa. O deputado Carlos Veras (PT), por indicação do seu partido, será o primeiro-secretário, posto que estava sendo ocupado por outro pernambucano, deputado Luciano Bivar.
A outra presença é do deputado Lula da Fonte (PP). Ele será o segundo-secretário da Câmara. Havia uma articulação pela vice-presidência, porém o União Brasil colocou o peso da legenda na mesa e garantiu a vaga. Lula chega à mesa em seu primeiro mandato de federal.
No Senado, Humberto Costa (PT) assumirá o posto de segundo-vice-presidente, sendo o único pernambucano na mesa da Casa Alta. O petista tem bom trânsito entre os pares.
COMUNICAÇÃO- Após ser preterido pelo seu próprio partido para disputar uma vaga na mesa, o deputado federal Guilherme Uchoa Júnior vai assumir a Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados na cota pessoal do presidente Hugo Mota. Enquanto isso, o PSB optou por um parlamentar do Espírito Santo.
PRECISA UNIR - O PSB já tem novo líder. O deputado federal Pedro Campos já assumiu a liderança da legenda às vésperas da eleição da Mesa. Coube a ele formalizar a indicação da legenda. Pedro terá pela frente uma missão de unir a bancada. A quantidade de parlamentares já é pequena, desunido fica menor ainda.
FRASE DO DIA: “Temos que ajudar essa reconstrução do Brasil. A 1ª secretaria é um espaço importante para conduzir esse trabalho. Sem sombra de dúvida, a nova Mesa Diretora vai ajudar o Governo, aprovando projetos necessários para o País", disse Carlos Veras.
RÁPIDAS
START - Com os presidentes das Casa Legislativas empossados, o Planalto deverá intensificar o movimento para fechar a reforma ministerial.
TAXATIVO - Uma fonte do Planalto revelou à coluna que o líder do PSD na Câmara, deputado Antônio Brito, foi taxativo ao pedir um ministério maior e mais representativo. Segundo fonte, ele pediu o Turismo.
DANDO SUA CARA - O presidente da Câmara de Vereadores em exercício, vereador Ramon Aranha, vem aos poucos dando sua cara na gestão da Casa Legislativa de Goiana. Ele vem se destacando das grandes decisões aos mínimos detalhes.
PINGA-FOGO: O que ficou definido da reunião entre Lula e Múcio?