Coluna da segunda | Disputa pelo Senado terá mescla de polarização com comparação de biografias
Com uma única vaga em jogo, a disputa pelo Senado em Pernambuco terá um tom diferenciado na eleição deste ano, que vai da busca pela polarização à comparações biográficas.
No quesito polarização, tanto Teresa Leitão (PT) quanto Gilson Machado Neto (PL) vão trabalhar para replicar a disputa acentuada em nível nacional entre Lula e Bolsonaro. Naturalmente, eles se apresentam como porta-vozes dos seus candidatos presidenciais.
Por sua vez, o ex-senador Armando Monteiro, que deve ser anunciado na chapa de Raquel Lyra, apresentará seu currículo, e se seguir sua candidata ao Governo poderá atrair votos de todos os lados.
Na mesma toada de Armando, André de Paula aposta no julgamento da sua trajetória política. Com um diferencial: ao declarar voto em Lula, ele restringiu a adesão do eleitor de esquerda, que demonstra ser maioria no Estado. Ao mesmo tempo, a estratégia afastou os eleitores de centro-direita, que eram seu eleitorado de carteirinha.
Por esses e outros motivos, a disputa pelo Senado este ano está completamente em aberto. Sem esquecer que o pré-candidato Miguel Coelho ainda não anunciou seu companheiro de chapa.
DE VOLTA AO MANDATO - Aline Mariano voltará à Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira, na vaga de Andreza Romero, que vai tirar licença de 120 dias para tratamento de saúde. A saída é fruto de um acordo entre ela e Eduardo da Fonte para obter a carta de anuência do Progressistas sem perder o mandato. Aline terá um papel na campanha de Marília Arraes no Recife.
SEBÁ NA VICE - O deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) será mesmo o candidato a vice na chapa de Marília Arraes. Um aliado dele, em reserva, relevou à coluna que o anúncio será feito na próxima semana, em Serra Talhada. Sebá, como é conhecido no meio político, já começou a andar com seu irmão Valdemar, que será seu candidato a federal.
TOQUE DE RECOLHER - O fim de semana foi de muitas críticas ao chamado "toque de recolher" estipulado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco para o São João de Caruaru. O ápice foi o encerramento precoce do show da cantora baiana Cláudia Leitte, que ficou transtornada com a notícia, dada a ela em pleno palco. O vídeo dela se queixando viralizou nas redes e deve afetar a imagem da festa. Por ser um evento tão importante para a cidade, para a região e para todo o Pernambuco, deveria ocorrer um bom debate sobre a questão do limite de horários. Se isso não for revisto, novas queixas tendem a se repetir.
ORAÇÃO DO PAPA - Na sua tradicional mensagem dominical, ontem, o papa Francisco dirigiu uma oração e mandou uma mensagem às vítimas das chuvas na Região Metropolitana do Recife.
PINGA-FOGO: A Frente Popular ainda conta com a permanência do PP?