Coluna da segunda | A larga folga de João e a reação de Raquel

Os números da pesquisa Simplex, divulgados com exclusividade por este blog em parceria com a CBN, apresentaram um cenário muito parecido com as outras sondagens já amplamente noticiadas. O prefeito João Campos mantém uma larga vantagem, surfando na crista da onda da popularidade e no desejo do momento do pernambucano. Ele subiu três pontos em relação à amostra de fevereiro.
Por sua vez, a governadora Raquel Lyra esbanjou uma reação, aparecendo pela primeira vez furando a dezena de 20. No cenário de votos válidos, ela contabilizou 31,5%, uma marca para ser comemorada diante das últimas sondagens. Comparada à mesma Simplex, ela cresceu oito pontos, confrontado ao cenário de fevereiro. É a prova de que, quando a política entra para ocupar os espaços que lhe competem, tem diferença. Pois tem time para replicar a mensagem, defender e chegar até o eleitor.
Faltando mais de um ano para a eleição, ainda é cedo para dizer como será o cenário. Usando o dito popular: muitas águas passarão por debaixo dessa ponte. O fato é que, hoje, João Campos é um fortíssimo candidato, mas também ninguém pode subestimar a governadora.
RODANDO O BRASIL – Por falar em João Campos, mesmo antes de assumir o comando nacional do PSB, o prefeito do Recife já está rodando o país nos congressos estaduais da legenda. No Ceará, ele foi aclamado como futuro presidente do Brasil pelo ex-governador e senador Cid Gomes. Em São Paulo, Campos foi ovacionado. Ele tem pela frente a missão de preparar o partido para não deixá-lo sumir diante das cláusulas de barreira e desempenho.
AMUPE – A Associoção Municipalista de Pernambuco (Amupe) inicia, hoje, o 8º Congresso Pernambucano de Municípios no Centro de Convenções de Pernambuco. O tema deste ano é “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”. O presidente da Associação, Marcelo Gouveia, fará a abertura e o evento contará com a participação da governadora Raquel Lyra (PSD) e de autoridades do estado e do Governo Federal. Segundo a organização, mais de 4 mil pessoas já se inscreveram.
FALA DE CANDIDATO – Mesmo sabendo que, na prática, a palavra final é do presidente Lula, o candidato a presidente nacional do PT, Edinho Silva, azeitou os petistas pernambucanos dizendo que ficará com eles a decisão do palanque de 2026. Na realidade, Edinho está em campanha e não quer desagradar ninguém. Ele tem o apoio do presidente Lula para a disputa nacional da legenda.
PRIORIDADE – Em sua conversa com a imprensa, Edinho também deixou às claras que a prioridade do partido em Pernambuco é reeleger o senador Humberto Costa, atual presidente nacional da legenda. Silva também não escondeu a divisão que existe no ninho petista sobre o palanque da eleição.
FRASE DO DIA: “Não sou presidente ainda, mas, quando for, vou repetir o que vou dizer agora. Tenho plena confiança na direção do PT de Pernambuco. Tem maturidade, acúmulo político, tem lideranças que conduzem sempre bem os rumos do PT. Tenho certeza de que a direção estadual saberá construir a melhor tática eleitoral possível”, disse Edinho Silva.
RÁPIDAS
SEM MEDO – Em entrevista ao Ponto de Encontro, o ministro André de Paula (PSD) disse não ter medo da candidatura de João Campos. “O bom time não escolhe adversário. Pelo contrário, eu defendo que seja um adversário valoroso”, citando o prefeito do Recife.
EMOCIONADO – Na mesma entrevista, André de Paula emocionou-se quando foi questionado sobre a influência de Marco Maciel em sua história de vida e política. De forma bem descontraída, De Paula contou algumas histórias do padrinho político e disse que nunca imaginou ser ministro de Lula.
DE VOLTA – Ele também anunciou que disputará a eleição do próximo ano. Mesmo sonhando com o Senado, garantiu que estará nas urnas buscando uma vaga na Câmara Federal. Ele destacou, ainda, a liderança de Raquel à frente do seu partido e mostrou otimismo com a reeleição da governadora.
PINGA-FOGO: Quem vencerá essa eleição de Pernambuco?