Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Unidade da Compesa de Ipojuca é assaltada e depredada


Por: REDAÇÃO Portal

Parte de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho estão sem água

17/04/2025
    Compartilhe:

Parte de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho estão sem água

Foto: Divulgação/Compesa

A Estação Elevatória de Bita, operada pela Compesa e localizada em Ipojuca, foi alvo de um assalto e de atos de vandalismo. Um grupo de homens armados e encapuzados invadiu a unidade, rendeu o vigilante e o operador que estavam de plantão — ambos passam bem. Durante a ação, na noite da última quarta-feira (16), os criminosos depredaram a estrutura física do local, destruíram equipamentos e furtaram toda a fiação elétrica e componentes da instalação.

Devido aos danos causados, a estação ficou completamente fora de operação, comprometendo o fornecimento de água para diversas localidades nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. As barragens de Bita e Utinga compõem o Sistema Suape de abastecimento, mas, com o ataque, apenas a barragem de Utinga continua operando, o que reduz significativamente a capacidade de produção de água.

As regiões atualmente com o abastecimento suspenso incluem: Nossa Senhora do Ó, Gaibu, Praia de Suape, Vila Nazaré, a área plana de Ipojuca, Muro Alto, Porto de Galinhas e o distrito industrial de Suape.

A Estação Bita já havia passado por melhorias em segurança, com a instalação de câmeras de monitoramento, cercas tipo concertina e a presença de vigilância armada, por iniciativa da Coordenação de Patrimônio da Compesa. Ainda assim, os criminosos conseguiram invadir o local, dominar os funcionários e realizar o roubo. Como medida preventiva, a empresa informou que irá substituir toda a fiação de cobre — que possui alto valor de revenda — por fios de alumínio, que não têm apelo comercial.

Atualmente, equipes técnicas da Compesa estão avaliando os prejuízos para iniciar o processo de reposição dos materiais furtados. A companhia também registrou um Boletim de Ocorrência, a fim de que o crime seja devidamente investigado, já que impacta diretamente a população e danifica bens públicos.

A Compesa afirmou ainda que está mobilizando todos os esforços possíveis para restaurar o funcionamento da unidade de Bita no menor tempo viável.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook