Suspeito de aplicar golpes se passando por funcionário da Receita Federal é preso na RMR
Ao menos 17 pessoas foram vítimas do estelionatário

Foto: Divulgação/PCPE
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) prendeu um homem de 51 anos suspeito de aplicar golpes em pelo menos 17 pessoas na Região Metropolitana do Recife, fingindo ser servidor da Receita Federal. De acordo com as autoridades, ele vinha atuando dessa forma há cerca de 10 anos.
Durante a operação que resultou na prisão, foram cumpridos dois mandados judiciais contra o investigado. As informações foram divulgadas pela PCPE em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (16), na sede da corporação, no centro do Recife.
Segundo a polícia, o suspeito afirmava trabalhar na Receita Federal, com atuação no porto de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco. Com essa falsa identidade, ele oferecia às vítimas produtos que, supostamente, teriam sido apreendidos e estariam sendo vendidos por preços atrativos, como se fossem parte de um leilão oficial.
O estelionatário não escolhia um público-alvo específico: após conquistar a confiança das vítimas, ele apresentava as ofertas e exigia pagamento antecipado. Os itens ofertados incluíam desde celulares e televisores até instrumentos musicais.
Em um dos casos, chegou a receber R$ 20 mil de uma única vítima. Em suas abordagens, utilizava o nome verdadeiro e, embora não tivesse o costume de usar contas bancárias em seu nome, em algumas situações chegou a fornecer sua chave Pix para receber os valores.
O suspeito já respondia a quatro ações criminais e um processo cível. Até o momento, foram registrados 17 boletins de ocorrência com relatos semelhantes. Ele residia em Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, e já havia sido detido anteriormente por crimes como furto, apropriação indébita e estelionato.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
TJPE determina liberação de policiais penais investigados por corrupção em Igarassu
Os policiais penais serão monitorados eletronicamente, estão proibidos de...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
PM que assassinou ex-mulher dentro de boate em Jaboatão é solto pela Justiça
Para a concessão da liberdade o policial deverá usar tornozeleira...
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Unidade da Compesa de Ipojuca é assaltada e depredada
Parte de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho estão sem água
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
PMPE reforça segurança com 4,7 mil lançamentos extras na Semana Santa 2025
Operação conta com policiamento ostensivo, drones, GTA e apoio de...
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Compesa identifica 540 ligações clandestinas para furto de água no Sertão pernambucano
A fiscalização ocorreu na adutora que sai de Petrolina e abastece a cidade...