Prefeitura de Gravatá inicia curso de derivação de leite
São três dias de aulas práticas e muito aprendizado desde os cuidados na ordenha até a utilização de queijos de corte e cremosos
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), iniciou o Curso de Derivados de Leite na segunda (05) e segue até a quarta (07), num total 24h/aula referentes aos três dias de aulas teóricas e práticas.
São alunos que, no decorrer dos dias, vão aprender tudo sobre a base da produção de queijos, desde a ordenha ao manuseio do leite em transporte até a cozinha para a produção, esterilização, pasteurização, fabricação de fato e utilização em receitas. O curso aborda a produção de queijos cremosos e de corte.
A instrutora do SENAR, Tereza Géllia, explica sobre o curso. “Nosso objetivo é capacitar mulheres que estarão aptas à produção caseira e a vender os produtos artesanalmente, tendo o máximo de cuidado com os produtos em relação à higienização. Elas veem toda a parte de higienização desde a parte do curral até chegar às mesas. Nosso objetivo é termos um alimento de qualidade e elas podem produzir e ajudar outras pessoas com o conhecimento.”