Lula garante que novos cortes não estão no planejamento do governo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30), que não há previsão para novas medidas fiscais de ajuste das contas públicas, no momento. O petista disse que novos cortes não são prioridade do Executivo.
“Se se apresentar durante o ano a necessidade de fazer alguma coisa, nós vamos reunir o governo e discutir. Mas se depender de mim, não tem outra medida fiscal”, disse em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.
De acordo com o presidente, o Orçamento de 2025 não tem qualquer tipo de restrição a investimentos. O texto ainda será votado pelo Congresso Nacional.
“O Orçamento vai ser aprovado – não foi aprovado ainda – com todas as restrições possíveis a qualquer gasto, mas nenhuma a qualquer investimento. No governo passado, houve rombo fiscal de quase 2,6%. No nosso não houve. Aliás, se não fosse o Rio Grande do Sul, nós teríamos feito superávit pela primeira vez em muitas décadas”, disse.
Com o novo pacote fiscal, a equipe econômica do governo espera economizar R$ 69,8 bilhões até 2026. Sobre a reforma tributária, Lula acredita que ela deve aumentar a capacidade de investimento e arrecadação, mas que é preciso esperar para saber como vai ser.
“O que eu não posso é levar o povo mais humilde ao sacrifício para contemplar os interesses de menos gente. Não vou fazer. E o povo sabe que a estabilidade fiscal é um benefício para ele, porque se eu não fizer estabilidade fiscal, quando eu for cortar, quem vai cortar é o Congresso Nacional e é do povo pobre”, finalizou.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/01/2025
Kassab faz críticas a Haddad e aponta que Lula perderia a eleição se fosse hoje
Em evento do mercado financeiro, o presidente do PSD também falou de João...