Festival de Inverno de Garanhuns conta com várias novidades na sua 30ª edição
Já foi iniciada a contagem regressiva para a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, o maior evento artístico do Brasil, com financiamento inteiramente realizado pelo Governo de Pernambuco e Prefeitura de Garanhuns. Fato inédito na história do Festival, o FIG 2022 terá 17 dias de programação intensa, com mais de 20 polos culturais distribuídos pelo município. De 15 a 31 de julho, o público poderá conferir a programação montada com mais de 800 atrações artísticas nas mais diversas linguagens, em polos como o Palco Mestre Dominguinhos, além das praças, parques, pavilhões, teatro, catedral, e pelas ruas e espaços da cidade.
Como novidade este ano, serão oferecidas programações especiais e ações descentralizadas nos distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, em Garanhuns, além da volta do Polo Castainho, no Quilombo Castainho (Zona Rural do município). Outro local que estreia na 30ª edição do FIG é o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE. O espaço recém-inaugurado no município vai receber uma série de atrações das linguagens de teatro, dança, gastronomia e audiovisual, assim como ações de formação e a Plataforma FIG.
No hall da entrada no Sesc, por exemplo, ficará exposto durante todo o festival um conjunto de sete obras de Tereza Costa Rêgo, intitulada Sete Luas de Sangue, numa parceria com a Cepe. A expectativa é que o município receba milhares de turistas durante o evento.
POLO ESTAÇÃO - Este ano o Teatro Luiz Souto Dourado vai abrigar o novo Palco Estação, com apresentações musicais intimistas e voltadas para um público máximo de 600 pessoas. Participam desta programação artistas como Adriana Calcanhoto, Cátia de França, Áurea Martins, Cida Moreira, Geraldo Maia, João Fênix, Ocupação Reverbo, Olivia Hime e Francis Hime, PC Silva, e o projeto Desengaiola, com Pedro Miranda, Alfredo Del Penho, João Cavalcanti e Moyses Marques. Em geral, as sessões serão realizadas às 18h, com alguns dias e atrações tendo sessões extras às 12h.
PARCEIROS - Coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, a 30ª edição do FIG contará com o apoio de mais de uma dezena secretarias e órgãos estaduais estão envolvidos, além de novos parceiros, dentre eles a Adepe, parceria na realização do Armazém das Artes e Negócios, voltado para a comercialização de produtos do artesanato pernambucano.
Já a Loja de Moda Autoral de Pernambuco (Mape) também estará presente no Parque Euclides da Cunha, próximo à biblioteca, numa parceria com o Sebrae. A proposta é oferecer ao público uma loja com produtos pernambucanos, além de um espaço formativo e para desfiles de moda.
FORMAÇÃO - Em 2022, o FIG resgata seu perfil formador, seu compromisso com a produção do conhecimento e com o papel transformador da cultura na vida das pessoas. Na sua 30ª edição, o Governo de Pernambuco em parceria com o Sesc-PE, a UFAP, Aesga - Casa dos Saberes, a Funase, o Quilombo de Castainho e coletivos indígenas, irá promover seminários, rodas de diálogo, palestras e exposições.
Está sendo montada uma grande programação voltada para ações de formação. Além das cerca de 50 oficinas formativas, haverá outras ações como o Seminário Arte, Cultura e Política, previsto para acontecer entre os dias 25 e 29 de julho. O Polo Castainho, no Quilombo Castainho, Zona Rural de Garanhuns, será outro núcleo de iniciativas para a capacitação nas áreas de cultura, educação, cidadania e tecnologia.
HOMENAGEADOS - Seguindo a tradição de homenagear grandes nomes da cultura pernambucana e nacional, o 30º Festival de Inverno de Garanhuns vai prestar uma série de tributos a artistas e movimentos culturais importantes. Dentre eles, os 30 anos do Movimento Manguebeat; Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho; o bailarino e Patrimônio Vivo do Estado, André Madureira; a atriz Geninha da Rosa Borges, o fundador do Boi da Macuca, Zé da Macuca, os músicos Henrique Annes, Guitinho da Xambá e Paulo Rafael, falecidos recentemente; e a Patrimônio Vivo do Estado, Índia Morena, que terá seu nome estampado na lona de circo do FIG.
Para mais informações e detalhes sobre a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, acesse www.culturape.gov.br/fig2022.