Coluna do sábado | Movimentos de candidato
A política é feita de palavras, mas sobretudo de gestos. A montagem do secretariado do seu segundo governo vem claramente demonstrando que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), está preparando o terreno da política para uma possível candidatura a governador em 2026.
Esses movimentos chegam exatamente na hora em que a classe política estava sendo “contaminada” com uma nuvem de dúvida da sua renúncia da Prefeitura do Recife para disputar o Palácio. Agora, já existem falas do próprio Campos dizendo que não pode descartar esse voo mais alto, mas que não dependerá só dele, tentando dividir a responsabilidade da saída.
Esse ambiente político favorável para a construção da candidatura já está sendo criado aos poucos. A formatação do secretariado contemplando os partidos e mandatários; mais protagonismo ao vice, Victor Marques, entregando a pasta de Infraestrutura, coração da geração; seu atual secretário de Governo, Adelmar Santos, terá uma função mais próxima aos deputados estaduais na Alepe como superintendente para preparar o time para 26. Em suma, João poderá não ser candidato, mas vem dando todos os sinais e gestos de que quer ser.
PRESSÃO DA BANCADA - A informação que corre no Planalto é que a bancada federal do PSD botou pressão e exigiu um Ministério maior e mais representativo do que o da Pesca e Aquicultura. Os deputados federais entregaram os votos ao Governo e, agora, querem a recíproca por parte do presidente Lula.
FICA ANDRÉ - O ministro pernambucano André de Paula é o nome de confiança dos parlamentares federais do PSD e do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. Ou seja, para a pasta que vier o indicado será ele. Uma fonte do PSD nacional revelou que Kassab tem duas pessoas de extrema confiança: um é o deputado Antônio Brito, líder do partido na Câmara, e outro é o ministro André de Paula.
CONSOLIDAÇÃO - Poucos dias antes da posse e da eleição da mesa diretora, os vereadores Romerinho Jatobá e Eriberto Rafael, ambos do PSB, atuais presidente e primeiro-secretário, vêm recebendo uma avalanche de apoios de diversas bancadas. A reeleição está consolidada para os principais postos da Casa José Mariano.
FRASE DO DIA: “Encerramos o primeiro ciclo do nosso Governo e vamos entrar com o pé no acelerador em 2025”, disse a governadora Raquel Lyra.
NOVO CICLO? - Chama atenção a fala da governadora Raquel Lyra ao dizer que encerrou o “primeiro ciclo” do seu governo. Às vésperas de começar o ano pré-eleitoral, há uma expectativa de que esse próximo ciclo seja de entregas e, sobretudo, de política.
DE SAÍDA - Como esta coluna antecipou faz tempo, a ministra Luciana Santos está mesmo de saída do Ministério de Ciência e Tecnologia, foi o que confirmou uma fonte do Planalto. A pasta está sendo desejada por legendas do Centrão e as opções já estão na mesa do presidente. Só pra recordar que fomos o primeiro blog a falar de reforma ministerial quando ninguém tocava no assunto.
OUTRO TAMANHO - Com a eleição do seu pai como primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o vereador Felipe Francismar começa mais uma mandato como vereador do Recife com outro tamanho político. O peso da eleição do pai contribuiu muito para esse novo momento. Felipe tem que aproveitar esse bom período para criar oportunidades dentro da Casa.
AGRADECIMENTO - Depois de um breve descanso, estamos de volta com tudo na nossa coluna diária. Quero agradecer ao competente jornalista Lucas Arruda que tocou bem esse espaço sem deixar a peteca do bom jornalismo cair. Estou grato e renovado para mais um ano de muito trabalho.
PINGA-FOGO: Para onde vai o Avante na reforma do secretariado de João Campos?