Coluna do sábado | Linha auxiliar
A relação da governadora Raquel Lyra com o PSD em Pernambuco transformou o partido do ministro André de Paula numa linha auxiliar para que o Palácio fizesse gestos sem pôr suas digitais diretamente.
Em muitos lugares, sobretudo para as eleições do próximo ano, onde a governadora não montar o PSDB, o PSD será ofertado. Essa é uma prática comum dos governos.
Mesmo sem ter deputado em Pernambuco, a sigla de Kassab é uma grife em nível nacional e volátil. Tem relação com o presidente Lula, ocupando ministérios, e com bolsonaristas, a exemplo do governador Ratinho Júnior e ocupando espaços em São Paulo com Tarcísio de Freitas.
Por fim, essa articulação palaciana elevará o patamar do partido no estado. E as candidaturas a prefeito poderão se transformar em apoios para 26 de olho no resgate de representantes, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.
POR QUE ADIOU? - A justificativa para o adiamento da filiação do ex-prefeito Joaquim Lapa ao PSD, que aconteceria ontem, não convenceu. Isso porque o ministro André de Paula apareceu nas redes sociais em evento na capital pernambucana. Será que vai acontecer o mesmo que o MDB? Restam poucas siglas para que Lapa se filie para ser candidato.
DISSE SEM DIZER - A entrevista do empresário Jorge Petribu ao comunicador Francisco Júnior deixou no ar sua postulação em Carpina, na Mata Norte. Ora ele descarta, ora diz que vai abrir um escritório político. Fica provado que Petribu está indeciso se seguirá ou não o projeto.
NO PALANQUE DE JOÃO - O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, bateu o martelo do apoio do seu partido, o Republicanos, à reeleição do prefeito João Campos, no Recife. Em nome da institucionalidade, ele vem tendo uma boa relação com a governadora Raquel Lyra também. Silvio quer se transformar num player para o Senado em 2026.
FRASE DO DIA: “O Brasil vai viver o novo momento do desenvolvimento", disse o ministro Silvio Costa Filho fazendo previsão para os próximos anos.
RÁPIDAS
SEM REVOGAÇÃO - A governadora Raquel Lyra (PSDB) bateu o martelo e revelou que não vai revogar o aumento do ICMS em Pernambuco. Sua declaração foi durante o programa Mesa Redonda, da Rádio Cultura de Caruaru.
CABO - Em Cabo de Santo Agostinho, o delegado Antônio Resende se filiará ao PSD para disputar a prefeitura da cidade. Lá, o Governo terá dois palanques, pois o prefeito Keko do Armazém é do PP, que está na base.
BREVE RECESSO - A partir de hoje, tirarei um breve recesso da coluna voltando no primeiro dia do ano. Ficará assinando interinamente esse espaço o competente jornalista Renan Franza. Aproveito para desejar a você um feliz Natal e um 2024 de muitas realizações. Até breve!
PINGA-FOGO: Qual será o tamanho da base do Governo na ALEPE em 2024?