Coluna do sábado | Céu de brigadeiro
Com uma oposição inerte até o momento e deslanchando nas pesquisas eleitorais com aprovação que ultrapassa os 70%, o prefeito João Campos (PSB) vive seu melhor momento às vésperas da campanha de reeleição.
O socialista não tem adversário fazendo nenhum tipo de contraponto e está num ritmo frenético de entregas e tirando obras importantes do papel. Se ele mantiver esse ritmo, quem sonhar entrar no páreo poderá se deparar com uma avalanche de informações e ações.
O perigo disso tudo é o clima de vitória antecipada. João Campos tem como principal missão neste momento administrar a vantagem sem subir no salto alto. Outrora Recife já derrotou um prefeito que se reelegeu antes da hora, não é o caso atual, mas o exemplo do passado fica para evitar que caia no mesmo buraco.
Por fim, mesmo na difícil tarefa de administrar vantagem e faltando exatamente um ano para o pleito, João Campos tem todos os fatores colaborando para mais quatro anos de mandato no comando da principal cidade do estado.
MESMAS REGRAS - Mesmo com aquela correria do presidente Arthur Lira para aprovar uma reforma eleitoral para o próximo ano, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, botou o pé no freio e garantiu que as regras para a eleição de 24 fossem as mesmas adotadas no ano passado.
SONHANDO COM A CANDIDATURA - Com seus posicionamentos na Alepe, o deputado estadual João Paulo Lima (PT) não esconde o sonho de voltar a disputar a Prefeitura do Recife. Ele considera uma aproximação com a governadora Raquel Lyra, mesmo o PT se dizendo oposição. Enquanto essa eleição não chega, tudo poderá acontecer, inclusive nada.
FRASE DO DIA: “A política é a arte de fazer aliança. Hoje não há uma definição se nós vamos estar com o prefeito da cidade (referindo-se a João Campos) ou se nós vamos estar com a governadora Raquel Lyra, pelo nível de aproximação que ela está tendo com o governo do presidente Lula e, agora, reconhecendo politicamente os investimentos do governo do presidente Lula. Eu acho que, independente de como nós estivermos, nós não podemos desconsiderar a força que possivelmente a governadora vai ter no Recife e na Região Metropolitana”, afirmou o deputado João Paulo Lima.
RÁPIDAS
TIRANDO DO PAPEL - Aos poucos, a governadora Raquel Lyra vem tirando as promessas de campanha do papel. Os programas Morar bem Pernambuco e o Bora Empreender são provas disso.
START INICIAL - O ex-vereador Bruno Ribeiro iniciou sua pré-campanha com um vídeo nas redes sociais pregando mudança, reforçando sua presença no grupo da governadora, além de repetir m mantra usado por ela mesma: “sem deixar ninguém pra trás”.
REVIRAVOLTA - Em Condado, um fato novo está prestes a acontecer: Samuel Andrade e o ex-prefeito Edberto Quental estão alinhando os últimos detalhes para anunciar a chapa. Até pouco tempo, Samuel era cotado para ser o candidato do prefeito Cassiano.
PINGA-FOGO: PT vai deixar o deputado João Paulo ser candidato no Recife ?