Coluna da terça | Promotores vão às urnas
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) elege, hoje, a lista tríplice de candidatos para assumir como procurador-geral de Justiça entre 2025 e 2027. A votação acontece após a saída do procurador-geral Marcos Carvalho para ser desembargador.
A votação será de forma eletrônica, entre 9h e 17h, e é obrigatória para todos os promotores. A lista com três nomes seguirá para a governadora Raquel Lyra escolher o novo procurador-geral.
RECADO DADO - A decisão dos deputados estaduais de encaminhar um pedido de informação ao Governo e notificar o Tribunal de Contas sobre o pagamento das emendas é mais que um recado. Esse método não havia sido usado antes. O Governo tem 30 dias para encaminhar uma resposta.
GANHOU TEMPO - À medida que levou pressão dos 30 parlamentares que assinaram o ofício, o Palácio também ganhou mais tempo para resolver de vez o pagamento das emendas. Segundo os deputados, até o momento, dos R$ 188 milhões, foram pagos R$ 43 milhões.
REPERCUSSÃO NACIONAL - A pesquisa Simplex encomendada por este blog e a CBN Recife teve uma grande repercussão nacional. Tudo porque foi a primeira sondagem com o cantor sertanejo Gusttavo Lima no páreo. Até ele mesmo repostou em perfil no Instagram.
FRASE DO DIA: “Ninguém faz política sem conjugar o verbo ternurar”, disse o superintendente parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça.
RÁPIDAS
JEITO DE CANDIDATO - Filho do prefeito Zé Martins, de João Alfredo, Fellype Martins esteve em Santa Maria do Cambucá com jeito de candidato a deputado. Ao lado de Clodoaldo Magalhães, Fellype poderá ser uma opção de estadual.
BEM AVALIADO - O prefeito João Campos (PSB) ficou em quarto lugar entre os prefeitos de capitais mais bem aprovados do país. O socialista já esteve em segundo, mas mantém o ritmo.
NÃO PARA - Mesmo de recesso parlamentar, o senador Fernando Dueire (MDB) mantém uma intensa agenda em seu gabinete, no Recife. A agenda é sempre lotada de prefeitos e lideranças locais.
PINGA-FOGO: Será essa uma nova crise na relação Governo e Alepe?