Coluna da sexta | Tudo converge para Daniel Coelho ser o nome de Raquel na eleição do Recife
Diante da polarização entre o prefeito João Campos (PSB) e o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (PL), existe um nome que poderá se apresentar como candidato de centro e tentar furar essa tensão dos extremos: Daniel Coelho.
Esse perfil de Daniel é o do candidato ideal que a governadora Raquel Lyra precisa na Capital pernambucana. Alguém que leve a mensagem do seu Governo e não tenha o carimbo de lulista ou de bolsonarista. E assim como ela, flerte com os dois lados. Outro nome lembrado é o da vice-governadora Priscila Krause, mas uma fonte próxima revela que “ela não aspira essa candidatura”.
Com seu nome mais que conhecido no Recife, Daniel, se for confirmado, terá pela primeira vez a estrutura de um Governo ajudando seu projeto majoritário. Em 2012, quando chegou mais perto de sentar na cadeira, tinha a força do PT de um lado e o rolo compressor de Eduardo Campos do outro.
Por fim, sua fidelidade e até sacrifício literalmente na eleição passada por Raquel conferem a Daniel Coelho o direito de ter a preferência da governadora na escolha do seu candidato no principal colégio eleitoral do estado.
BIVAR VENCEU - Após muitas reuniões e negociações, o presidente Lula (PT) formalizou o convite ao deputado federal Celso Sabino (União-PA) para assumir o Ministério do Turismo. A nomeação sairá em breve. Quem ganhou com essa indicação foi o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar.
SÃO CAETANO – Após deixar nas entrelinhas que deve ficar mesmo em São Caetano, o prefeito Josafá Almeida ampliou sua base na Câmara de Vereadores da cidade. Ele recebeu o apoio do vereador Geraldo da Galinha (PSD), além da promessa de que na próxima semana mais parlamentares anunciarão apoio ao gestor.
AGENDA PESADA – A ex-deputada federal Marília Arraes (SD) está num ritmo pesado de agenda. Esteve em Casinha, Santa Maria do Cambucá e por último em São Lourenço da Mata, com o prefeito Vinicius Labanca. Por onde passa, Marília deixa um montante considerável de emendas parlamentares.
FRASE DO DIA: “Derrotamos o bolsonarismo”, discursou o ministro Luís Roberto Barroso, em evento da UNE.
UVP – O Tribunal de Justiça entendeu que a eleição realizada pela União de Vereadores de Pernambuco (UVP), que reconduziu o atual presidente Leo do Ar, foi legitima. Com isso, o vereador de Gravatá continuará no comando da instituição até encerrar o mandato.
BATE REBATE – A coluna de ontem deste blog deu o que falar. O ex-ministro Gilson Machado gravou um vídeo destilando críticas ao prefeito João Campos e ao deputado Pedro Campos. Em seguida, o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, rebateu as críticas do ex-auxiliar de Bolsonaro e também bateu forte. Tudo começou com um tweet de Pedro e foi crescendo no noticiário político.
PRÓXIMO AOS PETISTAS – Mesmo filiado ao PSB, o deputado federal Guilherme Uchoa Junior vem mantendo uma relação de muita proximidade ao ninho petista. Ele fez questão de ir à Brasília acompanhar a assinatura do empréstimo do Governo Federal ao Estado de Pernambuco.
PINGA-FOGO: A fala do ministro do Barroso sobre o bolsonarismo foi um “ato falho”?