Coluna da segunda | Prioridade no Senado
A orientação do presidente Lula ao Partido dos Trabalhadores (PT), sigla que ajudou a fundar e comanda há anos, é o foco total no Senado. Para o presidente, segundo o Jornal O Globo, o partido precisa lançar candidaturas em todos os estados de olho na Casa Alta para conter o avanço da oposição, que já dá sinais de que, aos poucos, vai tomar as rédeas se o Governo cochilar.
Com isso, o PT evitará lançar nomes para os executivos, ou seja, vai diminuir o número considerável de candidatos ao Governo em 2026. O mesmo jornal citou o exemplo de que os petistas deverão abrir para que partidos como MDB, PSD e Republicanos liderem as chapas.
Quando citou Pernambuco, interlocutores do Governo apontaram o caminho para lançar dois nomes: o atual senador Humberto Costa e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Resta saber como ficará essa equação com os demais partidos da base no estado.
SONHO DE CONSUMO - Estar na mesma chapa com Humberto Costa é o sonho de consumo dos principais postulantes ao Senado em Pernambuco. Primeiro, porque garante que Lula estará nesse palanque. Depois, que na eleição majoritária um candidato puxa o outro apoiado no candidato principal, que é o governador ou governadora. Se sobrar mesmo pra Silvio Costa Filho, será o melhor dos mundos.
PACHECO MINISTRO - Uma fonte próxima ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, revelou à coluna que ele já está de malas prontas para assumir uma pasta no Governo Lula. Pelo que apuramos, ele deverá substituir o ministro Ricardo Lewandowski na Justiça e Segurança Pública. Os auxiliares de Pacheco já estão em clima de despedida da Casa.
DE OLHO NA PREFEITURA - Com uma iminente nova eleição à vista em Goiana, na Mata Norte, a corrida pela presidência da Câmara de Vereadores ganhou nuances além do esperado. O atual presidente, Eduardo Batista, reuniu um grupo de 11 apoiadores se projetando para permanecer no posto. Há também uma costura por fora sendo desenhada. É uma guerra que merece ser acompanhada de perto.
FRASE DO DIA: ”A gente não quer aumento de tributos”, disse o presidente Lula, sobre a Reforma Tributária, em entrevista exclusiva à TV Globo após alta hospitalar.
REUNIÃO MINISTERIAL - Na mesma entrevista, o presidente Lula sinalizou que vai querer comandar uma reunião ministerial antes do fim do ano. Ele quer preparar o governo para os últimos dois anos deste mandato. “Será o ano da colheita”, disse sobre 2025.
QUINTETO DE JOÃO - Nos corredores da Casa José Mariano, já corre solta a informação de que o prefeito João Campos está disposto a lançar cinco nomes de vereadores para disputar uma vaga na Alepe, reforçando seu projeto estadual. São eles: Romerinho Jatobá, Zé Neto, Eriberto Rafael, Samuel Salazar e Rinaldo Júnior.
AIJE DO MPPE - O Ministério Público Eleitoral ajuizou uma ação por suposta compra de votos por parte da chapa vencedora na cidade de Carpina. A ação de investigação contra a prefeita Eduarda Gouveia e Dedé Lanches ainda está em fase inicial. Serão abertos os prazos para defesa e, depois, uma decisão judicial.
PINGA-FOGO: Quem será o nome da direita para o Senado em Pernambuco?