Coluna da segunda | Novo player nacional?
Pegando muitos de surpresa, o cantor sertanejo Gusttavo Lima colocou seu nome para a disputa pela Presidência da República. Uns creditam esse movimento ao governador do Goiás, Ronaldo Caiado, de quem o cantor é muito próximo. E que, no final, ele poderia disputar o Senado.
Outros apostam que é um movimento para fragmentar o bolsonarismo e renovar a direita para além de Tarcísio. Inclusive, o próprio Bolsonaro disse que foi pego de surpresa. Alguns bolsonaristas de carteirinha, como o deputado Nikolas Ferreira, gostaram da ideia. Isso vai dar muito o que falar ainda.
O fato é que Gusttavo Lima se saiu bem na pesquisa Simplex, divulgada por este blog com exclusividade, primeira que sonda o cantor sertanejo na corrida pelo Planalto.
AINDA FORTE - A pesquisa revela uma situação muito clara: Lula ainda é forte, mas não há nomes da esquerda além dele que tenham esse mesmo patamar. A esquerda ficou ensimesmada no presidente da República e ele está fadado a ser candidato. Caso contrário, teremos um presidente de centro-direita.
NO JOGO - Um outro fator é que, mesmo não se posicionando na corrida presidencial, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pontua muito bem. Moderado, mais próximo ao ex-presidente Bolsonaro, poderá se transformar numa opção do bolsonarismo.
MAIS DO MESMO - Com o passar do tempo, o empresário e ex-candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal, foi se tornando mais do mesmo. Quando a direita apresenta outros nomes no cenário, ele fica em segundo plano. Até o discurso de outsider não pega mais.
FRASE DO DIA: “2026, não tem plano B, na minha opinião. É o Lula. Depois de 2026, aí, evidentemente que o nome do Camilo está posto”, afirmou o deputado José Guimarães.
RÁPIDAS
EMENDAS NA PAUTA - Está marcada para hoje uma nova reunião entre o presidente da Assembleia, Álvaro Porto, e a governadora Raquel Lyra para tratar das emendas parlamentares que não foram pagas.
LEVANDO AOS DEPUTADOS - Após esse encontro com a governadora, Porto terá uma reunião com os deputados estaduais para ouvir deles quais serão os próximos psssos diante da palavra final do Governo.
COTA PESSOAL - A indicação do nome de Bruno Monteiro Costa para presidente da Copergás foi da cota pessoal da governadora. Bruno, ao ter o nome aprovado no conselho, vai substituir Felipe Valença.
PINGA-FOGO: Essa postulação de Gusttavo Lima vai pra frente mesmo ou é uma cortina de fumaça de Caiado?