Coluna da quinta | Tentando replicar a polarização nacional
A extensa visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Pernambuco expõe a tentativa dos candidatos de direita de replicar a polarização nacional nas eleições municipais.
Os candidatos dos extremos, direita e esquerda, meio que se alimentam mutuamente e se beneficiam com essa divisão do eleitorado. No Recife, por exemplo, é o sonho de consumo do prefeito João Campos (PSB) que o ex-ministro Gilson Machado cresça, pois bloquearia o crescimento dos demais candidatos.
Ao mesmo tempo que Bolsonaro alavanca seus candidatos Pernambuco afora, ele também gera um teto que precisa ser furado para quem está na disputa municipal.
PAROU O CENTRO - A agenda de Bolsonaro e de Gilson Machado parou o centro do Recife ontem e mostrou que os apoiadores do ex-presidente ainda estão na ativa. Isso poderá ter um efeito claro para 26.
TESE DE UM SENADOR - Uma fonte de alto escalão do PL revelou à coluna que a estratégia de Bolsonaro e do partido é lançar apenas um candidato a senador por estado. Na conta deles, é possível que Lula faça um senador e Bolsonaro outro.
FRASE DO DIA: “Eu também não tenho confiança nas atas da Oposição”, disse Celso Amorim sobre a eleição na Venezuela.
RÁPIDAS
LISTA TEMIDA - O Tribunal de Contas de Pernambuco enviou ao TRE a famosa lista dos gestores fichas suja. Esse listão será a base para o deferimento das candidaturas.
TERMÔMETRO DA MILITÂNCIA? - O deputado estadual João Paulo Lima (PT) disse que a militância petista dá sinais de que não vai se engajar na campanha do prefeito João Campos (PSB) após ficar fora da chapa.
PINGA-FOGO: Gilson vai decolar nas pesquisas após a vinda de Bolsonaro?