Coluna da quinta | Quem será o senador da direita em Pernambuco?
Um posto que será muito cobiçado em vários estados, incluindo Pernambuco, na eleição de 2026, será a disputa pelo Senado representando a direita. Seja com o apoio de Bolsonaro ou de quem será o candidato à presidência desse espectro, a direita terá grande chance de faturar uma das duas vagas que estarão em jogo.
Em Pernambuco, dois são os nomes mais fortes para essa corrida: o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que já disputou a vaga na eleição passada. E outro nome forte é o do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e ex-candidato a governador Anderson Ferreira. O presidente estadual do PL bateu na trave para ir para o segundo turno na corrida pelo Palácio.
A disputa interna, sem dúvida, será mais importante e emblemática do que a corrida pelo voto nas ruas. O clima hoje já não é bom e tende a se agravar. Gilson tem o apoio do ex-presidente Bolsonaro e Anderson é muito próximo a Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL.
PLANO B - Se não for candidato ao Senado, Gilson Machado poderá disputar uma cadeira na Câmara Federal com grande chances de se eleger. O ex-auxiliar de Bolsonaro tem uma largada que é o mandato do filho, como vereador do Recife, que já dá sinais que não está pra brincadeira.
BUSCANDO CONVERGÊNCIA - Na corrida pela presidência da Amupe, o atual presidente Marcelo Gouveia vem buscando entendimento com o prefeito Josafá Almeida; já o prefeito Pedro Freitas está costurando a presença da prefeita e ex-presidente da associação, Márcia Conrado, em sua chapa.
FRASE DO DIA: “Quero dizer com todas as letras que nós não temos na gestão nenhuma pessoa indicada por nosso grupo”, disse o senador Humberto Costa à Rádio Folha.
RÁPIDAS
NOVA MARCA - Em Camaragibe, o prefeito Diego Cabral apresentou a nova identidade visual da Prefeitura. Ele precisa colocar seu DNA na gestão e evitar ser uma gestão de continuidade pela alta rejeição da gestão anterior.
RITMO INTENSO - O prefeito Carlos Santana começou sua gestão em Ipojuca num ritmo intenso nas ruas. Experiente na gestão, Carlos sabe que a aprovação é o somatório de entregas com boa comunicação. Ele vem acertando os dois.
PINGA-FOGO: Como será escolhido o candidato da direta em cada estado?