Coluna da quinta | Pedro Campos dá tom da polarização dos sonhos na eleição do Recife
Ao usar seu perfil no Twitter para satirizar o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e ainda criticar por tabela o Governo dizendo que o ex-auxiliar de Bolsonaro será a atração surpresa do Festival de Inverno de Garanhuns, o deputado federal Pedro Campos (PSB), irmão do prefeito do Recive, revelou indiretamente o desejo do PSB na Capital: ter Gilson como principal adversário.
Assim como em 2020, quando Marília Arraes era a candidata dos sonhos contra o atual prefeito no auge do antipetismo, ter Gilson na disputa no próximo ano seria a certeza da releeição de João Campos num eventual segundo turno. Ter como adversário alguém que represente o bolsonarismo é a tranquilidade de saber que este teria um teto a alcançar.
Se tiver o apoio do PT, João Campos pode se apresentar como o candidato da centro-esquerda, se diferenciando de Gilson, que vai querer ser uma réplica da candidatura de Bolsonaro numa versão municipal. Essa conta o PSB já fez!
AÇÃO REPUBLICANA - Presente na assinatura do empréstimo, a senadora Teresa Leitão disse que a liberação de recursos é “fruto de uma ação republicana do presidente Lula”. Ela aproveitou para dizer que o presidente “está agindo pelo povo de Pernambuco”. A fala de Teresa é a forma de preservar a demarcação do território petista.
CONVITE FEITO - O presidente Lula fez questão de convidar a governadora Raquel Lyra para o lançamento do programa CrediAmigo do Banco do Nordeste, em Fortaleza. Se aceitar o convite, a tucana terá o primeiro encontro com o ex-governador e atual presidente do BNB, Paulo Câmara.
ALEPE - Durante recesso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, deve tirar uns dias de descanso com a família. O deputado Aglailson Victor deve assumir o comando da Casa de Joaquim Nabuco interinamente. Se isso se confirmar, será a segunda vez que Victor assume o posto. A primeira foi ainda na Legislatura passada.
FRASE DO DIA: “Qualquer coisa que as cidades e os estados precisarem, nós estamos a postos, porque nosso papel é esse”, afirmou o presidente Lula, ao assinar empréstimo para Pernambuco.
RÁPIDAS
SERRA TALHADA - A prefeita Márcia Conrado (PT) assinou, ao lado do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, a liberação de R$ 14 milhões para o Aeroporto de Serra Talhada. Essa é a prova de que a gestão da petista é peça central para o PT de Pernambuco.
RECADO - O prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (sem partido), gravou um vídeo nas redes sociais dizendo que Paudalho aguardasse que ele estava chegando. Essa fala do prefeito é um recado direto aos Gouveias, que se meteram na política da cidade que ele governa.
VISITA AO CONTERRÂNEO - Em Brasília, após assinar o empréstimo de R$ 1,5 bilhão, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez uma visita de cortesia ao ministro da Pesca, André de Paula. “Encontro foi muito positivo”, avaliou André, mostrando que as diferenças da eleição ficaram no passado.
PINGA-FOGO: O PT vai embarcar no Governo do Estado?