Coluna da quinta | O exemplo de Lagoa Grande
Com menos de 15 dias como prefeita de Lagoa Grande, no Sertão do estado, Catharina Garziera (PSB) saiu na frente de muitos municípios ao reunir autoridades, empresários e imprensa para “vender” sua cidade e mostrar ao estado que é a capital da uva e do vinho de Pernambuco.
Com um pouco mais de 25 mil habitantes, o município de Lagoa Grande vive o pleno emprego com sucessivas gestões exitosas. A jovem cidade de 30 anos teve Jorge Garziera como seu primeiro gestor. Ele é pai da atual prefeita e foi a mola propulsora de toda a cadeia produtiva da uva e vinho da região.
Por fim, a Eno Experience, Viva Lagoa Grande transformou o solo pernambucano num clima típico da Toscana italiana com música, apresentações e a mescla de bons rótulos com comida. Essa é a prova de que, quando a política quer, faz acontecer.
PRESTIGIADO - O evento comandado pelo secretário de relações institucionais, Silvio Rodrigues, teve a presença do presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto; do superintendente da Sudene, Danilo Cabral; além dos secretários estaduais Cícero Moraes (Agricultura), Paulo Nery (Turismo) e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
SEM OPOSIÇÃO - A prefeita Catharina Garziera está num verdadeiro céu de brigadeiro. Um das poucas cidades com herança bendita. Com mais de R$30 milhões em caixa para tocar obras e a atenção do deputado Jarbas Filho e do senador Dueire, Catharina não tem oposição na Câmara de Vereadores. Os 11 parlamentares são da base.
FRASE DO DIA: “Somos a segunda região do Brasil na produção da uva e do vinho e precisamos alavancar Lagoa Grande para esse reconhecimento nacional e internacional”, disse a prefeita Catharina Garziera.
RÁPIDAS
“NOVA MISSÃO” - Foi assim que Aldemar Santos, conhecido por todos como Dema, classificou seu novo trabalho como superintendente da Assembleia Legislativa. Ele também bateu ponto no evento em Lagoa Grande.
PERDEU A NARRATIVA - O recuo da equipe econômica do Governo Lula no monitoramento da Receita Federal sobre os recebimentos acima de R$5 mil foi a prova de que a comunicação do governo perdeu a narrativa. Ou melhora ou melhora, não tem meio termo nesse quesito. Sozinho, o deputado Nikolas Ferreira teve milhões de acessos no seu perfil sobre o tema do pix.
SEM NOMES - Mesmo com o pedido do presidente por nomes, ao Jornal O Globo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, garantiu que não levará opções para Lula.
PINGA-FOGO: Quem vencerá a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Camaragibe?