Coluna da quinta | Federação avança entre PT, PSB, PCdoB e PV
Os principais líderes e presidentes dos partidos PT, PSB, PCdoB e PV voltaram a se encontrar, ontem, para avançar no debate sobre a federação desse bloco. Sem essa saída, PCdoB e PV tendem a ser extintos a partir da eleição, pois não devem atingir o número mínimo de deputados.
Essa federação terá impacto na cena local, consolidando a aliança entre PT e PSB, e garantindo Lula no palanque da Frente Popular. Na disputa proporcional, esse bloco poderá fazer cerca de 25 deputados estaduais e 15 federais. É o sonho de qualquer governador e presidente da República.
A pauta da federação também entrou na conversa entre o governador Paulo Câmara e parte dos dirigentes do PT no Estado, entre os quais estavam o presidente Doriel Barros, a deputada Teresa Leitão e o senador Humberto Costa.
Por fim, o trabalho para fazer esse bloco é um pedido do ex-presidente Lula para garantir a unidade das siglas de esquerda, já pensando na governabilidade em um eventual governo.
NÚMEROS NOVOS – A pesquisa Futura Inteligência encomendada pelo Banco Modal S/A desenhou o primeiro cenário com números na corrida eleitoral em 2022. O ex-presidente Lula (PT) aparece liderando as intenções de voto. A novidade foi o presidente Jair Bolsonaro (PL) seguindo na cola do líder petista. Os demais pré-candidatos quase que não existem.
PREPARANDO O ANÚNCIO – Após a fala do senador Humberto Costa, com exclusividade para este blog, o Palácio começa a se movimentar para fazer o anúncio oficial do candidato do PSB. O governador Paulo Câmara já está fazendo as últimas conversas. A expectativa é que da próxima semana não passe!
UNIÃO BRASIL – Como esta coluna antecipou, o presidente Luciano Bivar deu sua última cartada em nível nacional, após receber a negativa para ser vice de Moro. Ele fez o convite diretamente ao próprio ex-juiz para ser candidato a presidente pelo União Brasil. Conseguimos colher a informação de que o Podemos aceita naturalmente, pois a executiva nacional está levando pressão, já que Moro não decola.
APOSTANDO AS FICHAS – O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) está sendo cortejado por Miguel Coelho para ser candidato no seu palanque. Miguel está colocando todas as suas fichas em Romero pela força da bandeira animal e o voto metropolitano.
PINGA-FOGO: As pesquisas trouxeram um novo cenário ou corrigiram os números?