Em Londres, Simão Durando participa de encontro do União Brasil sobre gestão pública
Foto: Divulgação
O prefeito reeleito de Petrolina, Simão Durando (UB), está em Londres, na Inglaterra, para participar de um programa promovido pela Fundação Índigo, do partido União Brasil, para troca de experiências em gestão pública. A missão internacional, que não possui custos para o erário público, levou prefeitos e vice-prefeitos de vários estados para apresentar projetos, modelos de administração e iniciativas inovadoras praticadas na capital inglesa, com foco em capacitar os gestores para aplicar as experiências nas cidades brasileiras.
Nesta segunda-feira (18), no primeiro dia, os gestores debateram sobre estratégias para envolver os cidadãos nos processos de desenvolvimento das cidades com o especialista André Coutinho. No encontro também foram apresentados modelos de mobilidade inovadores e a importância de integrar o setor público com o privado para promover um desenvolvimento sustentável e participativo. No segundo momento, o grupo de lideranças visitou a região de King’s Cross, área histórica que já foi uma área industrial degradada e com índices elevados de criminalidade e passou por uma profunda transformação. Hoje, o local abriga diversos espaços de convivência social e escritórios de empresas gigantes de tecnologia.
Simão Durando destacou a importância das experiências adquiridas.
“Hoje, conversamos sobre gestão pública e a importância de todos terem um sentimento de pertencimento. Aqui na Inglaterra quem atua no serviço público trabalha justamente com esse sentimento de fazer parte e cuidar da cidade como nossa casa, de preservar nossas riquezas naturais e históricas. Esse pertencimento é algo que a gente já pratica em Petrolina, mas que é importante ver sobre um outro ponto de vista. Também foi muito importante ver projetos que transformaram a mobilidade, o transporte público e o ambiente urbano. Com soluções inovadoras e corajosas foi possível mudar uma região que tinha tráfico de drogas em um centro de empresas de tecnologia, gerando emprego, renda e segurança social. Muito do que aqui foi tratado a gente sabe que é possível fazer também em nossa realidade, por isso, mais que conhecimento, essa missão é um passo para aplicar novos projetos que vão mudar o futuro de muita gente”, ressaltou Simão.
A programação do evento, que se estenderá pelos próximos dias, terá ainda como foco a inovação na gestão pública. Serão abordados temas como tecnologia aplicada à administração, práticas sustentáveis e novos modelos de governança participativa. Ao todo, participam da missão 14 prefeitos, além do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e o vice ACM Neto.