Coluna da quinta | Comportamento de aliados
Numa verdadeira guinada ao centro ou até mesmo a centro-esquerda, a governadora Raquel Lyra escancarou de vez sua relação com Lula e a recíproca foi dada por parte do presidente da república. Isso ficou evidenciado no prestígio da longa conversa que tiveram, ontem, a sós e durante o evento.
Ao lado do presidente, Raquel assinou a ordem de serviço que autoriza, enfim, a duplicação da BR-423, que integra as cidades de Garanhuns (PE), Ouro Branco (AL) e Paulo Afonso (BA). “De brinde”, a gestora ainda ganhou a garantia do líder petista de que obras como a ferrovia Transnordestina e a requalificação do metrô do Recife serão priorizadas pelo Governo Federal, um dos vários frutos da parceria que eles vêm construindo desde o pós-eleição, em 2022.
A cada ato em que estão juntos, fica mais nítido que o alinhamento entre Lula e Raquel tem passado por uma espécie de amadurecimento. No começo do mandato de ambos, os gestos eram sutis, como no dia em que o presidente protegeu a governadora das vaias da sua militância durante evento em Pernambuco. Menos de um ano após o episódio, a dupla não economiza poses para fotos lado a lado. Lula diz que trata a governadora como se fosse do seu partido e Raquel já chegou a dizer que “temos sorte de ter Lula na presidência”. Esses movimentos põem fim à imagem de bolsonarista que alguns tentam pregar na gestora e revelam um comportamento de verdadeiros aliados.
Do jeito que vai, até 2026, Raquel tende anunciar apoio à reeleição do presidente, quiçá poderá compor sua chapa com o petista. A brincadeira do
senador Omar Aziz diante da foto de Raquel e Humberto Costa poderá se tornar realidade com o passar do tempo. A verdade é que Raquel está com a faca e o queijo em mãos.
EPISÓDIO - Só pra revelar qual foi a brincadeira feita pelo senador Omar Aziz. Enquanto a governadora tirava foto com os três senadores pernambucanos para comemorar a liberação dos incentivos para o polo automotivo na Reforma Tributária, o senador Aziz passou e brincou: “Humberto, você combinou muito bem ao lado da governadora”, levando todos a risadas.
COMPAZ PRIORIZADO - Conhencendo bem a realidade dos deputados, o prefeito João Campos foi cirúrgico em sua demanda durante reunião com a bancada federal. Pediu meio milhão em emendas de cada parlamentar para ampliar os Compaz no Recife. O quórum foi bom, com a presença de 19 deputados e os três senadores.
FRASE DO DIA: “Não há nada de novo”, diz o ex-deputado Wolney Queiroz à coluna para comentar mais um encontro de Raquel Lyra com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
NA PONTA DA LÍNGUA - Por falar no ministro dos Transportes, Renan Filho, chamou a atenção, na solenidade da ordem de serviço da duplicação da BR423, o conhecimento que ele tem sobre Pernambuco. Não só em sua área, mas das áreas de desenvolvimento do estado.
PRESTÍGIO - O deputado federal Carlos Veras vem ganhando força nas esferas do PT e do Governo. Ontem, ele foi o único parlamentar pernambucano a falar no evento. Quando o PAC foi lançado aqui, em Pernambuco, também. Aos poucos, ele vem demonstrando prestígio, que poderá virar uma majoritária no futuro.
DE OLHO NAS ELEIÇÕES - Coordenador nacional do grupo tático eleitoral do PT, o senador Humberto Costa teve uma longa conversa com o presidente Lula. Nos bastidores, comenta-se que Recife entrou na pauta. Ainda não se sabem qual foi a orientação do presidente.
PINGA-FOGO: A relação de Lula com Raquel vai atrapalhar os planos do PT de lançar candidato ao Governo em 26?