Coluna da quinta | Candidato de todo jeito
Remando contra a maré da ala do antigo DEM, o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, revelou à coluna que será candidato na convenção do seu partido, que acontece no final do mês em Brasília.“Está tudo tranquilo e resolvido. Serei candidato e o Rueda estará na minha chapa”, disse Bivar, afastando qualquer movimento contrário que possa estar acontecendo. Inclusive, do próprio Rueda ser o novo presidente.
As informações vindas de Brasília dizem justamente o contrário: que o atual presidente ficou inviabilizado, mas vai pagar pra ver. Um fato é que a fusão DEM e PSL tornou o União Brasil uma potência, de modo que atraiu olhares de todos pela força que é a legenda.
DESDOBRAMENTO 1 - A federação entre Progressistas e União Brasil depende, exclusivamente, do resultado da convenção do próximo dia 29. Se der Rueda, é um caminho. Se Bivar for reconduzido, o caminho será outro completamente diferente.
DESDOBRAMENTO 2 - Quem também anda de olho nesse resultado é o clã dos Coelhos. Eles estão torcendo e trabalhando pela ala do DEM com o objetivo de ter o comando da legenda em Pernambuco ou alguém que una todas as tendências. A convenção acontecerá às vésperas do início da janela eleitoral.
MUDARÁ RECIFE - Para encerrar esse assunto do União Brasil, a possível mudança de comando na nacional terá impacto também no Recife. A legenda é desejada pelos candidatos por causa do robusto tempo de rádio e TV. Hoje, está nas mãos de um aliado de Marco Amaral, presidente estadual do UB.
FRASE DO DIA: “O PSDB sempre se posicionou como oposição ao governo Lula, mas eu sempre defendi a postura de independência”, disse a governadora Raquel Lyra.
DE MÃOS DADAS - A governadora Raquel Lyra e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, lançaram, juntos, uma ação de solidariedade realizada pela Compesa em parceria com a Casa do Pão, organização católica que presta serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
TRÊS PALANQUES - Em Caruaru, a tese que muitos estão falando é que a governadora Raquel Lyra vai optar pela neutralidade. Hoje, ela tem três palanques: Rodrigo Pinheiro, Zé Queiroz e Fernando Rodolfo. Quem vencer terá seu apoio. Será que ela vai fazer isso mesmo?
INVESTIMENTOS - Por meio de leilões, nos próximos dois anos, serão investidos mais de R$4 bilhões nas hidrovias do país. O anúncio foi feito pelo ministro Silvio Costa Filho, que, diga-se de passagem, vem fazendo uma grande gestão.
FELICITAÇÕES - Quero agradecer as inúmeras mensagens e ligações de carinho que recebi ontem por ocasião do meu aniversário. Sou muito agradecido!
PINGA-FOGO: Bivar manterá sua hegemonia no União Brasil?