Coluna da quarta | PT na Oposição
Após se arrastar por dias, enfim, o Partido dos Trabalhadores oficializou sua posição de Oposição ao Governo Raquel Lyra. Essa decisão faz parte da engenharia política da sigla para marcar posição no estado e tentar consolidar o nome do senador Humberto Costa para o Governo em 2026.
Ao mesmo tempo, essa definição pode levar o PT para o palanque do prefeito João Campos na eleição do próximo ano, no Recife. Na Assembleia Legislativa, a bancada petista estava entre os independentes, agora vai se somar ao PSB e PSOL sob o comando da deputada Dani Portela.
Essa era uma posição já pré-definida, o problema maior foi a construção da nota oficial para não deixar arestas. O que chama atenção foram os movimentos dos próprios petistas nas últimas semanas junto à governadora e a diferença de tratamento do que Raquel recebe do Governo Lula.
SEGURANÇA NA PAUTA - Na volta dos trabalhos da Assembleia Legislativa, os deputados destacaram o lançamento do programa Juntos pela Segurança. Na tribuna, o líder do Governo, Izaías Regis, enalteceu a medida do Governo. Já o deputado Diogo Moraes fez críticas ao formato.
ENGENHARIA POLÍTICA - Para manterem suas forças políticas em Carpina, o grupo Gouveia e Botafogo adotaram a mesma estratégia: minar a cidade vizinha onde o adversário é forte. Botafogo prometeu ir para Paudalho e Gouveia vem dando respaldo a Zé Luiz em Lagoa do Carro.
SUDENE PRESENTE - O novo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, vem dando ritmo à instituição e aproximando dos gestores públicos. Ele esteve ontem com o prefeito de Petrolina, Simão Durando, para falar sobre a atração de investimentos, ações e obras para o Vale do São Francisco.
FRASE DO DIA: “O partido vai ser fiscalizador, responsável e contundente em suas observações”, disse o presidente do PT, Doriel Barros.
RÁPIDAS
PSOL NA DISPUTA - O vereador Ivan Moraes dá sinais que quer disputar a Prefeitura do Recife em 2024. Hoje há uma disputa interna com a deputada Dani Portela. Porém, o clima é amistoso e deve chegar a um entendimento em breve.
SONHO MEU - Com o PSOL já fazendo contas sobre Ivan ou Dani, o sonho do deputado Túlio Gadêlha de conseguir ser candidato vai ficando mais difícil. Lembrando que a Rede e o PSOL formam uma federação.
PINGA-FOGO: Petistas manterão suas indicações no Governo após o PT embarcar na Oposição?