Coluna da quarta | O clássico de Goiana
Com a eleição suplementar à vista, a cidade de Goiana, na Mata Norte, vê o cenário eleitoral se cristalizando em torno de dois nomes: o prefeito interino Eduardo Batista (Avante) e Marcílio Regio (PP), como o blog trouxe com exclusividade, apoiado pelo ex-prefeito Eduardo Honório.
Com essa polarização consolidada, fica quase inviabilizada uma terceira via. Batista entra no jogo com a força da gestão e Marcílio apoiado na alta aprovação do seu padrinho político e de sua inserção no município.
O fator preponderante será o tempo em que a eleição suplementar irá acontecer. Se for mesmo em abril - como apuramos -, será um cenário. Se demorar mais, beneficiará mais ao prefeito de plantão. Ou seja, a guerra agora é contra o tempo.
CHUVA DE NOMEAÇÕES - Mesmo de recesso, o prefeito João Campos deixou para seu vice, Victor Marques, a missão de nomear seus principais aliados para preservar sua base. O Diário Oficial do Recife veio repleto de nomeações, que passaram pelos ex-vereadodes Victor André Gomes e Aline Mariano, além da ex-prefeita de Surubim, Ana Célia, e dos presidentes do DC e Agir.
AMPLIANDO A BASE - O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), conquistou o 19º vereador pra sua base na Câmara Municipal. Composta por 23 parlamentares, a ida de Gaturiano Cigano (PV) reforça a força da gestão. A informação que a coluna obteve é que mais dois parlamentares deverão ser anunciados em breve.
FRASE DO DIA: “Eles precisam de nós”, diz Trump sobre Brasil e países da América Latina.
100 DIAS - Durante a primeira reunião com o seu secretariado este ano, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), apresentou as metas para os primeiros cem dias de gestão. Além disso, o prefeito apresentou a nova marca da gestão.
CAUTELOSA - A primeira-dama de Jaboatão dos Guararapes, Andrea Medeiros, preferiu a cautela ao seu perguntada por esta coluna sobre a possibilidade de uma candidatura de deputada estadual. “Ainda é cedo para falar sobre isso”.
PINGA-FOGO: Eleição de Hugo Motta coloca o ministro Silvio Costa em outro patamar?