Coluna da quarta | Começa o ano pré-eleitoral
Esses próximos 365 dias serão fundamentais para o desenho eleitoral que vai se formar para a eleição do próximo ano. A polarização entre o prefeito João Campos e a governadora Raquel Lyra estará mais acentuada do que antes e cada movimento terá um peso maior.
O prefeito terminou o ano de 2024 sinalizando para a política e preparando o time para colocar o bloco na rua este ano. Ele fez cessão à classe política para antecipar o debate eleitoral de 26 e conseguiu. Se ele criar o clima de “abafa”, como foi na corrida pela Prefeitura do Recife, vai ficar mais difícil a desconstrução.
Já a governadora tem no seu planejamento que este seja o ano das entregas. Para 25, ela prometeu virar a chave e ser o ano de “alavanca no canto”. Pensando em sua reeleição, precisa inaugurar mais e sinalizar para a política ou terá dificuldades para montar um grupo que leve sua mensagem nos quatro cantos do estado. Tem uma aprovação boa de gestão e agora precisa que isso se converta em intenção de votos.
Por fim, 2025 será uma verdadeira panela de pressão, pois é um ano pré-eleitoral e tudo terá um tempero a mais. É durante esse período que tudo será costurado e projetado para se concretizar em 26.
NOVO PREFEITO - Com uma eleição suplementar à vista, a cidade de Goiana, na Mata Norte, verá hoje o presidente da Câmara de Vereadores eleito se transformar, minutos depois, em prefeito interino. O atual presidente Eduardo Batista é mais cotado para vencer a disputa e assumir o posto.
FAZENDO HISTÓRIA - Pela primeira vez em sua história, Carpina terá empossada hoje a primeira mulher prefeita da cidade. Eduarda Gouveia também faz história ao pertencer um grupo que nem teve alicerçado nas tradicionais famílias do município, Lapa e Botafogo. Começa a era dos Gouveias.
FRASE DO DIA: “Chego para fazer a diferença na Assembleia e na vida das pessoas, isso é o que verdadeiramente importa", disse Cayo Albino ao assumir mandato na Alepe com ida de Eriberto Filho para secretaria na gestão João Campos.
RÁPIDAS
MUITO ENTUSIASMADO - O prefeito Diego Cabral (Republicanos), de Camaragibe, revelou à coluna que está muito animado para começar a tocar a gestão. Ele já vinha costurando investimentos para a cidade desde que terminou a eleição.
MUDANÇAS PONTUAIS - Uma fonte palaciana revelou ao Blog que a governadora Raquel Lyra fará “mudanças pontuais”. Acrescentou, “não espere um novo secretariado ou novidades demais”.
CHOQUE DE REALIDADE - A informação de que a ex-candidata a vice-prefeita Jana Uchoa poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa foi um choque de realidade para o mandato de Mário Ricardo. Com candidaturas em quase todas as cidades da região, ele terá uma reeleição mais complicada.
PINGA-FOGO: Quem assumirá a liderança política do Litoral Norte tão fragmentado?