Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da quarta | A saída de Múcio


Por: REDAÇÃO Portal

08/01/2025
    Compartilhe:

 

O Governo Lula está às vésperas de perder um dos seus mais importantes ministros: José Múcio Monteiro, da Defesa. O pernambucano foi fundamental ainda na transição de Bolsonaro para Lula. Conseguiu aplainar os caminhos do Governo que chegava, apaziguou o comando das forças armadas e, naquele momento, antecipou a nomeação do alto comando. 

No final do ano passado, Múcio esteve pessoalmente com o presidente Lula dando sinais da saída. Um fonte revelou à coluna que ele ficou de apresentar três nomes para substituto. Porém, o presidente, que o escalou na cota pessoal, contrariando a vontade dos petistas mais radicais, não ficou satisfeito com essa pretensão de saída.

Com larga trajetória na vida pública, passando pelo Congresso, ministro do próprio Lula em outros governos, e ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio dá sinais aos mais próximos de que sua saída será mesmo consolidada nessa reforma ministerial que se avizinha. Perde o Brasil, pelo tamanho e capacidade do ministro; mas perde, sobretudo, o Governo Lula, que já não vive um bom momento e vê os bons quadros indo embora. 

LISTA - Há, no mínimo, quatro soluções para a substituição de Múcio na Defesa. O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mesmo dizendo que não quer; os petistas querem emplacar Alexandre Padilha; e ainda tem a opção do vice-presidente Geraldo Alckmin. A última peça que poderia assumir o posto é o ministro Ricardo Lewandowisk.

COMUNICAÇÃO - Como esta coluna antecipou, o ministro Paulo Pimenta deixa a Secretaria de Comunicação e assume o posto o marqueteiro Sidônio Palmeira, que hoje terá a primeira prova de fogo com o evento que fará memória dos dois anos do fatídico 8 de janeiro. Todo o ato foi desenhado por ele. Palmeira chega para dar uma nova roupagem à comunicação do Governo.

NÃO É SÓ COMUNICAR-SE - Não pode trabalhar apenas a embalagem, precisa ter conteúdo. A impressão que fica com essa mudança é que agora tudo vai se resolver, e não é bem assim. O Governo não sabe para onde está indo e não será a comunicação que vai resolver isso sozinha. Lula não é mais o mesmo e muitos ministros estão patinando. 

FRASE DO DIA: “O Governo precisa melhorar a comunicação”, disse o novo ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira.

NOVO PROCURADOR-GERAL - O Ministério Público de Pernambuco tem seu novo procurador-geral. Paulo Cavalcanti Xavier foi o escolhido pela governadora Raquel Lyra após uma lista tríplice enviada contendo dois homens e uma mulher. 

IMBRÓGLIO - A situação da Câmara de Vereadores de Camaragibe está “um Deus nos acuda”. Segundo informações, o vereador Paulo André está tentando atropelar o regimento interno para ser presidente. Essa é uma confusão que só atrapalha o andamento da cidade.

LAGOA GRANDE - A nova gestão de Lagoa Grande está saindo na frente ao fazer um movimento para colocar a produção de vinhos locais na rota nacional. Um grande evento está sendo preparado na próxima semana e será um start desse trabalho.

PINGA-FOGO: Quem será o nome para ocupar o lugar de José Múcio?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook