Relembre quais cuidados devem ser tomados para evitar reprodução mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Entre os sintomas das arboviroses estão febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas no corpo, fraquezas, vômitos e coceira

Foto: Reprodução/g1
No último sábado, 25, Recife confirmou a primeira morte por chikungunya do ano na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a vítima foi um homem de 33 anos, morador do Ibura. O momento acende um alerta já que a chikungunya é uma das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue.
Além da própria dengue e chikungunya, o mosquito é também transmissor da zika. Por isso, cuidados como virar garrafas vazias com a tampa para baixo; vedar bem caixas d’água e piscinas; e, evitar entulhos no quintal de casa ou nas ruas devem ser reforçados.
Assim como colocar terra ou areia nos pratos de vasos de planta; retirar as folhas e sujeira de calhas que dificultam o escoamento da água; e, lavar semanalmente baldes e tanques de armazenamento de água.
O período de sazonalidade das arboviroses se estende da Semana Epidemiológica (SE) 1 e à Semana Epidemiológica (SE) 26, isto é, de janeiro a junho.
Entre os sintomas da dengue, zika e chikungunya estão febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas no corpo, fraquezas, vômitos e coceira.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Compaz Ariano Suassuna celebra oito anos com exposição e serviços gratuitos
Evento nesta quinta-feira (27) homenageia o mestre do Movimento Armorial e...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
IBGE divulga pesquisa com análises dos Centros de Gestão; Recife mostra protagonismo econômico
Segunda edição do estudo também revela importância do interior nas...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Aeroporto do Recife recebe novo voo direto para Buenos Aires na Argentina
Companhia Aérea JetSmart oferece valores acessíveis e já conta com oferta...
- Por REDAÇÃO
- 16/03/2025
Salto de paraquedas e desfile marcam domingo de comemoração dos 488 anos do Recife
O público pôde acompanhar um espetáculo de salto livre de paraquedas,...
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2025
Prefeitura de Olinda nomeia 178 novos concursados para Educação, Saúde e Obras
Convocações visam fortalecer o atendimento público e ocorrem nos dias 14 e...
- Por REDAÇÃO
- 11/03/2025
Olinda celebra 490 anos com festa, carnaval e shows gratuitos
Cidade histórica tem programação especial com corte de bolo e...