O que os consumidores têm sentido na pele, agora traduzido em números. Recife é a capital com maior alta no preço do aluguel residencial no Brasil, no acumulado de 12 meses.

Foto: Pedro Alves/G1
O que os consumidores têm sentido na pele, agora traduzido em números. Recife é a capital com maior alta no preço do aluguel residencial no Brasil, no acumulado de 12 meses. O dado é do levantamento FipeZap, que monitora os valores dos imóveis através de uma plataforma de busca. Ainda segundo a sondagem, os números de setembro e do acumulado do ano colocaram a capital pernambucana com a segunda maior variação do país, superando inclusive o IPCA, que mede a inflação oficial.
No Brasil, o preço do aluguel residencial encerrou o último mês com variação média de 0,52% e de 1,80% no acumulado de 2021. Em 12 meses, a variação foi de 2,14%. Já o Recife apresentou uma alta bem mais significativa, com variação de 1,51% em setembro e 8,31% no acumulado do ano. No intervalo de 12 meses, o aluguel ficou 11% mais salgado. Locar imóvel para morar na capital de Pernambuco ficou mais caro que em cidades como Curitiba, Goiânia, Florianópolis, Fortaleza e Salvador, que aparecem logo na sequência.
Se levado em conta apenas o mês de setembro deste ano, Goiânia lidera a lista, seguida do Recife, em segundo, e Fortaleza, em terceiro lugar.
Para quem está em busca de uma casa nova, é preciso paciência. O aposentado Antônio Pires está numa peregrinação para mudar de endereço que já dura meses. Pesquisa daqui, procura dali, mas nada de encontrar o imóvel BBB: bom, bonito e barato.
O preço médio do aluguel na capital varia muito de bairro para bairro. De acordo com o FipeZap, os locais que ficaram mais caros para locação residencial, considerando o acumulado dos últimos doze meses foram Pina, Parnamirim, Boa Viagem, Tamarineira, Casa Amarela, Espinheiro, Graças, Imbiribeira, Madalena e Cordeiro.
O Recife fechou o último mês com valor médio de R$34 por metro quadrado, perdendo apenas para São Paulo, que ainda detém o maior valor de locação- R$39, com base na apuração feita pelo Índice em 11 capitais.
Redação CBN Recife
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Compaz Ariano Suassuna celebra oito anos com exposição e serviços gratuitos
Evento nesta quinta-feira (27) homenageia o mestre do Movimento Armorial e...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
IBGE divulga pesquisa com análises dos Centros de Gestão; Recife mostra protagonismo econômico
Segunda edição do estudo também revela importância do interior nas...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Aeroporto do Recife recebe novo voo direto para Buenos Aires na Argentina
Companhia Aérea JetSmart oferece valores acessíveis e já conta com oferta...
- Por REDAÇÃO
- 16/03/2025
Salto de paraquedas e desfile marcam domingo de comemoração dos 488 anos do Recife
O público pôde acompanhar um espetáculo de salto livre de paraquedas,...
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2025
Prefeitura de Olinda nomeia 178 novos concursados para Educação, Saúde e Obras
Convocações visam fortalecer o atendimento público e ocorrem nos dias 14 e...
- Por REDAÇÃO
- 11/03/2025
Olinda celebra 490 anos com festa, carnaval e shows gratuitos
Cidade histórica tem programação especial com corte de bolo e...