Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

PF cumpre seis mandados de busca e apreensão no Recife, em operação contra fraudes no INSS


Por: REDAÇÃO Portal

Ação mobilizou aproximadamente 700 agentes federais e 80 servidores da CGU

23/04/2025
    Compartilhe:

Ação mobilizou aproximadamente 700 agentes federais e 80 servidores da CGU

Foto: Divulgação/PF

Com o intuito de desmantelar uma extensa fraude nacional envolvendo descontos não autorizados em benefícios previdenciários, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) lançaram a Operação Sem Desconto nesta quarta-feira. A ação mobilizou aproximadamente 700 agentes federais e 80 servidores da CGU para executar 211 mandados judiciais, incluindo buscas, apreensões e o bloqueio de bens que ultrapassam a marca de R$ 1 bilhão.

De acordo com a PF, em Pernambuco, foi dado cumprimento a seis mandados de busca e apreensão. Todos foram cumpridos no Recife, sendo eles em uma Agência da Previdência e em residências de pessoas físicas.

As apurações revelaram a ocorrência de inconsistências nos descontos de mensalidades associativas incidentes sobre os pagamentos do INSS, afetando principalmente aposentados e pensionistas. Estima-se que, entre 2019 e 2024, as entidades envolvidas arrecadaram cerca de R$ 6,3 bilhões de forma indevida junto aos beneficiários.

Os indivíduos sob investigação poderão ser responsabilizados por crimes como corrupção ativa e passiva, quebra de sigilo funcional, falsificação documental, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Após a operação da PF, o o governo federal anunciou a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica que dá a permissão para que organizações da sociedade civil cobrem, de aposentados e pensionistas, mensalidades associativas descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook