Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco passará por requalificação completa


Por: REDAÇÃO Portal

Licitação foi lançada nesta quarta (9) e prevê restauração estrutural e melhorias de acessibilidade no museu localizado em Olinda

09/04/2025
    Compartilhe:

 Licitação foi lançada nesta quarta (9) e prevê restauração estrutural e melhorias de acessibilidade no museu localizado em Olinda

Foto: Acervo/Secult-PE/Fundarpe


O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), situado no Sítio Histórico de Olinda, vai passar por uma ampla requalificação. O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe), lançou nesta quarta-feira (9) o edital de licitação para contratar a empresa responsável pelas obras de conservação e restauro do espaço cultural. As propostas devem ser entregues até o dia 23 de maio, através do site PE Integrado.

O projeto de reforma, elaborado por equipes técnicas da Fundarpe, contempla a recuperação das áreas internas e externas do museu. Estão previstas intervenções como instalação de sistema de acessibilidade, melhorias estruturais no mezanino, renovação das redes elétricas e de climatização, restauração do assoalho e das cantarias, além de paisagismo e combate a incêndios. A iniciativa visa tornar o espaço mais seguro, acessível e atrativo ao público.

De acordo com a governadora Raquel Lyra, a requalificação do MAC-PE é parte de um esforço mais amplo de valorização do patrimônio cultural pernambucano. “Estamos trabalhando fortemente na valorização dos nossos equipamentos culturais, e não poderia ser diferente com o MAC. As intervenções vão possibilitar um espaço mais bonito para que a população possa desfrutar das obras de grandes nomes das artes plásticas”, afirmou.

Inaugurado em 1966, o MAC-PE abriga mais de 4 mil obras de arte moderna e contemporânea, sendo considerado um dos principais acervos do tipo na América Latina. O museu está instalado em um prédio histórico tombado pelo Iphan, o antigo Aljube, fechado desde 2023 por problemas estruturais. Com a reabertura prevista após a reforma, o equipamento deve impulsionar o turismo e o setor artístico da região.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook