Iphan sugere instalação do data center na Fábrica Tacaruna e reprova doação de terreno do Espaço Ciência
O espaço foi cedido a duas empresas privadas para a instalação de um data center e um ponto de chegada de um cabo submarino de internet

Foto: divulgação/g1
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enviou um ofício ao Governo do Estado de Pernambuco, e emitiu nota técnica em relação a doação de parte do terreno do Espaço Ciência, um museu a céu aberto localizado no Grande Recife, para a iniciativa privada.
O espaço foi cedido a duas empresas privadas para a instalação de um data center e um ponto de chegada de um cabo submarino de internet. A medida foi alvo de questionamentos por parte do Ministério Público e de pedido do Ministério Público de Contas. O IPHAN pontuou que a área doada as duas empresas privadas fazem parte da região que é Área de Entorno e de Proteção da Paisagem do Sítio Histórico de Olinda, e que, por isso, qualquer obra só pode ocorrer depois de análise técnica e aprovação do órgão federal, o que não ocorreu.
O terreno doado tem cerca de 8 mil metros quadrados. A direção do Espaço Ciência disse ter sido surpreendida, no início de novembro, com uma notificação de uma empresa privada exigindo a retirada "com urgência" de objetos em exposição para o início das obras.
No documento enviado, o IPHAN ainda sugere que o Governo use a antiga Fábrica Tacaruna para a instalação do data center, que é um centro de processamento de dados com computadores de última geração. A antiga fábrica foi inaugurada em 1895, em 1992 desativada e tombada pela Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe) e pelo Conselho Estadual de Cultura em 1994.
Desde então, foi alvo de vários projetos de tentativa de recuperação, mas até hoje está em ruínas. Na nota técnica emitida, o Iphan pede que a fábrica seja aproveitada no projeto e, assim, seja restaurada, cumprindo o previsto no Plano Diretor de Olinda. O governo do estado diz que, em contrapartida pela doação do terreno, que fica no Recife, o Espaço Ciência vai receber outra área, de 10 mil metros quadrados, em Olinda, que pertencia à Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).
Ouça a nota da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Compaz Ariano Suassuna celebra oito anos com exposição e serviços gratuitos
Evento nesta quinta-feira (27) homenageia o mestre do Movimento Armorial e...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
IBGE divulga pesquisa com análises dos Centros de Gestão; Recife mostra protagonismo econômico
Segunda edição do estudo também revela importância do interior nas...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Aeroporto do Recife recebe novo voo direto para Buenos Aires na Argentina
Companhia Aérea JetSmart oferece valores acessíveis e já conta com oferta...
- Por REDAÇÃO
- 16/03/2025
Salto de paraquedas e desfile marcam domingo de comemoração dos 488 anos do Recife
O público pôde acompanhar um espetáculo de salto livre de paraquedas,...
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2025
Prefeitura de Olinda nomeia 178 novos concursados para Educação, Saúde e Obras
Convocações visam fortalecer o atendimento público e ocorrem nos dias 14 e...
- Por REDAÇÃO
- 11/03/2025
Olinda celebra 490 anos com festa, carnaval e shows gratuitos
Cidade histórica tem programação especial com corte de bolo e...