Chuvas voltam a causar transtornos no estado
As chuvas atingem as regiões do Agreste Meridional e da Mata Sul de Pernambuco. A Defesa Civil do Estado contabiliza 3.835 desalojados e 358 desabrigados em 16 municípios

Foto: g1
Pouco mais de um mês depois das chuvas do final de maio que desabrigaram e desalojaram mais de 128 mil pessoas na Região Metropolitana do Recife, agora são as cidades do Agreste Meridional e da Mata Sul do estado, desde o final da última semana, que sofrem com as grandes precipitações.
O risco havia sido anunciado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) no final da tarde de sexta (01): foi divulgado um aviso meteorológico que indicava continuidade de pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte durante a noite da sexta e a madrugada do sábado (02) para as regiões da Mata Sul do estado Agreste Meridional.
Água Preta, Canhotinho, Correntes, Itaíba, Lagoa do Ouro, Palmeirina, Quipapá e São Pedro são exemplos de cidades dessas regiões que mais foram atingidas, seja por alagamentos, transbordamentos de rios ou deslizamentos de barreiras.
A Prefeitura de Jaqueira, cidade da Mata Sul, por exemplo, decretou estado de emergência na Zona Rural e Urbana do município, após o rio que corta a localidade, o rio Pirangi, aumentou muito de nível devido às precipitações. São Benedito do Sul, segundo o governo, foi "a cidade mais atingida no estado" pelas últimas chuvas. Ao todo, foram 24 cidades afetadas.
No domingo (03), o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, sobrevoou as áreas atingidas, juntamente com o tenente-coronel Leonardo Rodrigues, o Secretário Executivo da Defesa Civil de Pernambuco.
O último balanço da Defesa Civil do Estado de Pernambuco mostra que 3.835 pessoas ficaram desalojadas e 358 desabrigadas em 16 municípios.
Foi contabilizada, também, uma morte. Elísio Correia, de 64 anos, agricultor, morador do município do Iati, no agreste pernambucano, faleceu neste domingo. O idoso tentava desentupir os bueiros de uma ponte, quando caiu em um burraco e foi levado pela correnteza. Elísio foi encontrado novamente já sem vida e com escoriações na cabeça. Com essa, chega a 131 o número de vítimas das chuvas no estado.
Além desta confirmada, tem-se, também, uma suspeita: Alex Fernando da Silva, de 20 anos, foi arrastado pela correnteza enquanto atravessava uma praça totalmente alagada. Imagens de uma câmera de segurança capturaram o exato momento em que o jovem cai e desaparece. Segundo a prefeitura, é possível que ele tenha levado um choque antes de cair.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Compaz Ariano Suassuna celebra oito anos com exposição e serviços gratuitos
Evento nesta quinta-feira (27) homenageia o mestre do Movimento Armorial e...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
IBGE divulga pesquisa com análises dos Centros de Gestão; Recife mostra protagonismo econômico
Segunda edição do estudo também revela importância do interior nas...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Aeroporto do Recife recebe novo voo direto para Buenos Aires na Argentina
Companhia Aérea JetSmart oferece valores acessíveis e já conta com oferta...
- Por REDAÇÃO
- 16/03/2025
Salto de paraquedas e desfile marcam domingo de comemoração dos 488 anos do Recife
O público pôde acompanhar um espetáculo de salto livre de paraquedas,...
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2025
Prefeitura de Olinda nomeia 178 novos concursados para Educação, Saúde e Obras
Convocações visam fortalecer o atendimento público e ocorrem nos dias 14 e...
- Por REDAÇÃO
- 11/03/2025
Olinda celebra 490 anos com festa, carnaval e shows gratuitos
Cidade histórica tem programação especial com corte de bolo e...