Carnaval do Recife contará com 498 câmeras de videomonitoramento
Efetivo de segurança seguirá entre polos centralizados e descentralizados

Foto: Edson Holanda/PCR
O Carnaval do Recife contará com 498 câmeras de videomonitoramento espalhadas por toda a cidade durante os dias de festa. As câmeras estarão distribuídas no percurso do Galo da Madrugada, durante o sábado de Zé Pereira, e nos outros dias nas áreas do Recife Antigo e também nos polos descentralizados. A quantidade de câmeras em todos os locais será cinco vezes maior do que no ano passado, contendo a seguinte disposição de equipamentos:
-
Galo da Madrugada:
50 totens (4 câmeras cada)
20 câmeras
Total: 220 câmeras -
Recife Antigo:
52 totens (04 câmeras fixas por totem) = 208 câmeras
44 câmeras
Total: 252 câmeras -
Polos Descentralizados:
26 câmeras
Total Geral: 498 câmeras
Além disso, a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) seguirá responsável pelo patrulhamento preventivo e ostensivo durante o Carnaval, trabalhando de forma integrada com outros órgãos de segurança como SDS/PE, Bombeiros e segurança privada. A GCMR também vai orientar os foliões sobre locais, atrações e horários das apresentações, fiscalizando a preservação do patrimônio público, evitando ações de vandalismo e recolhendo documentos perdidos. Para combater a violência contra a mulher, a Brigada Maria da Penha, em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife, estará disponível para auxiliar nas ocorrências. Ao todo, serão realizados 4.702 lançamentos pela Guarda Civil Municipal até o fim da operação carnavalesca.
Para o Baile Municipal, 60 agentes estarão de plantão das 18h do dia 22/02 até as 6h de 23/02. Além da presença na área interna da festa, o efetivo também atuará em patrulhas motorizadas nas áreas externas.
O Galo da Madrugada terá patrulhas que atuarão desde a noite anterior e durante a madrugada do sábado de Zé Pereira, fiscalizando e coibindo o comércio informal em áreas não autorizadas. Serão 80 agentes trabalhando em regime de plantão, das 7h às 19h.
Nos polos centralizados, 60 agentes estarão de plantão nas áreas do Dantas Barreto, Pátio de São Pedro, Pátio de Santa Cruz e Pátio do Terço, das 17h às 5h. Além disso, 22 patrulhas com cinco agentes cada estarão posicionadas na Ilha do Recife Antigo, em polos como Arsenal, Marco Zero, Cais da Alfândega, Moeda e na Central do Carnaval, totalizando 2.508 lançamentos durante os seis dias de festa. Barreiras com viaturas fixas em pontos estratégicos da Ilha do Recife serão montadas, com 50 agentes alocados, resultando em 600 lançamentos.
Por fim, a segurança terá presença nos polos descentralizados com equipes a pé e motorizadas. Serão 360 agentes atuando em 13 polos descentralizados, totalizando 780 lançamentos. Os polos infantis (Rua da Aurora, parques Dona Lindu, das Graças, Tamarineira, Jaqueira, Macaxeira e Santana) receberão 42 agentes, com um total de 126 lançamentos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Compaz Ariano Suassuna celebra oito anos com exposição e serviços gratuitos
Evento nesta quinta-feira (27) homenageia o mestre do Movimento Armorial e...
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
IBGE divulga pesquisa com análises dos Centros de Gestão; Recife mostra protagonismo econômico
Segunda edição do estudo também revela importância do interior nas...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2025
Aeroporto do Recife recebe novo voo direto para Buenos Aires na Argentina
Companhia Aérea JetSmart oferece valores acessíveis e já conta com oferta...
- Por REDAÇÃO
- 16/03/2025
Salto de paraquedas e desfile marcam domingo de comemoração dos 488 anos do Recife
O público pôde acompanhar um espetáculo de salto livre de paraquedas,...
- Por REDAÇÃO
- 14/03/2025
Prefeitura de Olinda nomeia 178 novos concursados para Educação, Saúde e Obras
Convocações visam fortalecer o atendimento público e ocorrem nos dias 14 e...
- Por REDAÇÃO
- 11/03/2025
Olinda celebra 490 anos com festa, carnaval e shows gratuitos
Cidade histórica tem programação especial com corte de bolo e...