Parceria internacional entre Sudene e PNUD vai estruturar novos projetos de desenvolvimento regional
Acordo fortalece governança de projetos, apresenta áreas de interesse para o desenvolvimento e abre espaço para captação de recursos

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) firmou uma nova parceria estratégica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A iniciativa vai estruturar ações voltadas ao desenvolvimento regional, modernização da gestão e captação de novos investimentos. Por meio desse modelo de cooperação técnica, a Sudene contará com a experiência do núcleo vinculado à ONU para executar projetos estratégicos de maneira mais ágil e eficiente.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ressaltou a relevância da parceria, que vem se consolidando ao longo dos anos com a implementação de projetos importantes, como o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), a rede de cidades intermediárias G52 e os estudos sobre os polos têxtil e de calçados da Região. “Nosso objetivo é sempre a melhoria das condições de vida da população. A economia é um meio para alcançar esse fim, mas o foco é um desenvolvimento inclusivo, que ofereça oportunidades para todos”, afirmou Cabral.
Com o novo acordo, a Sudene espera fortalecer sua governança e ampliar sua capacidade de articulação com diferentes atores públicos e privados. A parceria prevê a criação de plataformas de dados econômicos, sociais e ambientais, oferecendo uma base robusta para a formulação de políticas. Além disso, a implementação de metodologias de gestão baseadas em evidências visa aprimorar a transparência e a eficiência das ações da Autarquia, consolidando a Sudene como referência no planejamento regional.
Outro pilar importante da cooperação é o fomento à inclusão socioprodutiva e à inovação tecnológica. A Sudene e o PNUD planejam investir em projetos que promovam a segurança hídrica e alimentar, incentivem a transição energética e fortaleçam a bioeconomia, além de apoiar cooperativas e pequenos produtores rurais. A capacitação das equipes envolvidas e o monitoramento contínuo dos resultados garantirão a eficiência e a continuidade das ações desenvolvidas.
Uma das principais novidades do acordo é a estratégia de captação de recursos, que busca atrair investimentos de instituições privadas interessadas em apoiar o desenvolvimento sustentável da região. Bancos, fundações e entidades classistas poderão se engajar no financiamento de projetos voltados a estudos, diagnósticos, capacitações e ações estratégicas que fortaleçam a atuação institucional da Sudene. O PNUD será responsável pela gestão dos recursos, assegurando a implementação eficiente dos projetos e alinhando-os aos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Claudio Providas, representante Residente do PNUD Brasil, destacou a importância da parceria para o avanço do Nordeste na agenda global de desenvolvimento. "Este acordo nos permite construir uma plataforma sólida para impulsionar a sustentabilidade na região”, destacou.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/03/2025
Parceria internacional entre Sudene e PNUD vai estruturar novos projetos de desenvolvimento regional
Acordo fortalece governança de projetos, apresenta áreas de interesse para...
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Mortes por afogamento tem aumento no Brasil, segundo Boletim Epidemiológico SOBRASA em 2025
O afogamento é a segunda causa de óbitos em crianças entre 1 e 4 anos de...
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Câncer de estômago pode estar ligado ao alto consumo de sal e açúcar
Padrão alimentar não saudável está ligado a um aumento na chance de...
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Nordeste demanda R$ 274 bilhões para serviços de abastecimento de água e Sudene articula acesso a crédito para estruturação de projetos
Autarquia reuniu bancos federais e concessionárias estaduais, além da...