CBN Recife
Fale Com:
[email protected]Vou contar um pouco da minha história pra você!
Eu nasci em São Paulo e ainda bebê fui para Recife, terra da minha mãe. Desde pequeno sonhei em trabalhar na Televisão e no Rádio.
Durante minha adolescência frequentei o Acampamento Palavra da Vida, em Paudalho-PE. Sempre gostei de participar das atividades realizadas no acampamento, como “Noite de Talentos”, “PV Show”, etc. Eu adorava fazer esquetes, participar de peças musicais e recitar poesias. Acredito que isso me deu uma certa desenvoltura, até ser chamado para o meu primeiro trabalho.
Ainda no final do ensino médio, na antiga ETFPE, hoje CEFET, onde concluí o curso Técnico de Segurança do Trabalho, o sonho começou a se tornar realidade… Fui chamado para fazer o programa “Voz Batista de Pernambuco”, na Rádio Evangélica 100,7 FM. O trabalho me garantiu o curso de Rádio e Televisão, na JURATEL (Junta de Rádio e Televisão), em Campinas-SP e uma vaga de locutor do horário noturno da Rádio Evangélica 100,7 FM, com apenas 19 anos.
1a Equipe da 89 FM
“Veja”: 89 FM – A Rádio Rock
Dois anos depois fui trabalhar na 89FM – A Rádio Rock! Beatles, Nirvana, Red Hot Chilli Peppers, The Smiths… faziam parte das minhas manhãs e do “Flash Rock”, programa que eu apresentava das 6h às 10h. Nessa época, entrei no curso de Jornalismo da UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco, depois de fazer um ano de Letras, na UFPE.
Brazilian Day – 1993
No início de 1993 tranquei a Universidade e fui me aventurar na “Terra do Tio Sam”… e que Aventura!!! Plantation-FL, Albany-NY e finalmente Newark-NJ, onde “ralei” muito mas também fiz muiiitas amizades. Fui convidado para ser o announcer de um programa de MPB, em uma rádio de Nova York. O “Antena 46” na WEVD 1050 AM me levou a apresentar o “Brazilian Day” para mais de um milhão de pessoas, em 1993 e 1994. A partir daí começaram meus primeiros passos na TV.
Muito antes das notícias a jato via internet, das redes sociais e da Rede Globo Internacional, os brasileiros que batalhavam nos EUA pela sobrevivência de suas vidas e das vidas das suas famílias, tinham notícias tupiniquins através de fitas VHS que saiam do Brasil para os EUA com toda a programação Globo. A empresa parceira da Globo era o Brazil Update, com sede em Nova York e que resolveu empreender em um telejornal semanal. Era a ponte de informação da toda a comunidade brasileira que morava nos EUA. E quem foi o primeiro Âncora do “Brazil Update Weekly” …? Foram quase dois anos informando e cobrindo o que acontecia de importante nessa comunidade não apenas para o Brazil Update, mas também na RTP Internacional. Tive o prazer de estar presente em alguns eventos importantes como a “US CUP Soccer 93″, a “Copa do Mundo de 1994″ e as “Eleições Para Presidente”, em 1994. Em meio a tudo isso, ainda tinha que achar tempo para estudar “Business English” no Spanish American Institute, em Nova York. Foram tempos de de muita ralação, trabalho e aprendizado.
Retornei a Recife-PE no final de 1994, reabri meu curso de Jornalismo na Universidade e voltei a trabalhar. Primeiro na Rádio Manchete FM 94,3. Depois na TV Tribuna-BAND. Ancorei o “Jornal da Tribuna” e “Cotidiano” até julho de 1997, quando recebi o convite para retornar aos EUA para uma nova missão: iniciar um projeto brasileiro em uma das maiores Redes de Rádio do Mundo, a BBN – Bible Broadcasting Network, com sede em Charlotte-NC. Novamente um tempo de muito aprendizado e de bastante enriquecimento pessoal e profissional.
Estreia no “Jornal da Tribuna”
Documentário “ALCEU DE PEITO ABERTO”
No segundo semestre de 1998 estava de volta ao Brasil e também à TV e Rádio Tribuna. Terminei finalmente meu curso de jornalismo e o meu projeto de conclusão foi o documentário “Alceu de Peito Aberto”, sobre a vida do cantor e compositor Alceu Valença. Tenho orgulho de dizer que o vídeo foi o único “projeto experimental” que alcançou nota 10 naquele último semestre de 1999, na UNICAP. “Alceu de Peito Aberto” foi ao ar na TV Tribuna e virou também um especial do “Frevança”, na Rede Globo NE. E não é que eu fui parar justamente na Rede Globo NE. Apresentei o “Globo Esporte”, fiz reportagens e participei do início das transmissões do Campeonato Pernambucano de Futebol.
TV Vanguarda – 2000
Do Recife fui para Caruaru. Na Capital do Agreste atuei como repórter e apresentador do “ABTV”, na TV Asa Branca (afiliada Rede Globo) até ir embora pra São Paulo. Mais trabalho e muiiito aprendizado!!! TV Vanguarda (afiliada Rede Globo, em São José dos Campos); Canal Futura; Rede Mulher (hoje Record News); TV Aliança (hoje TV TEM e afiliada Rede Globo, em Sorocaba) e TV Diário (afiliada Rede Globo em Mogi das Cruzes) foram emissoras que eu tive o prazer de fazer parte durante os quase dois anos, em “Sampa”.
No retorno pra Recife, em 2002, a parada foi a TV Guararapes-BAND, que depois mudou para Canal 9 e hoje é TV Clube PE , afiliada Record. Criei e apresentei o “Diário de Notícias” – noticiário de hora em hora, com 8 edições por dia. Dirigi; produzi e apresentei o projeto “Informática Para a Comunidade”; ancorei o “Jornal da Clube” e “Primeiro Jornal Pernambuco”; e também apresentei o programa “Show da Clube” na Rádio Clube AM.
Eu moro hoje nos Estados Unidos, na cidade de Miramar-FL, 30 minutos de Miami. Sou colunista e correspondente do "Café em Pauta" e "Made in Brasil", na CBN Recife e Radio Globo Recife. Pra mim é um orgulho conta as histórias e lições de vida de imigrantes e turistas pernambucanos e brasileiros, que têm inspirado ouvintes de todas as partes do Brasil.
Notícia de hora em hora
Direto de Washington DC para o “Jornal da Clube”
“Jornal da Clube” na TV Clube PE
Brasileiros nos EUA se preparam para chegada do Furacão Dorian