Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Teto do santuário do Morro da Conceição, no Recife, desaba

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Há informações de vítimas, mas não tem confirmação de quantidade e gravidade

30/08/2024
    Compartilhe:

Há informações de vítimas, mas não tem confirmação de quantidade e gravidade

Foto: Cortesia/Whatsapp

Duas pessoas morreram e 22 ficaram feridas após o desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. As vítimas fatais são um homem de 54 anos e uma mulher de 68 anos. O incidente ocorreu por volta de uma e meia da tarde desta sexta-feira, no momento em que acontecia uma ação de entrega de cestas básicas a famílias carentes. Pelo menos, 70 pessoas estavam no local no momento do desabamento. 

Foram mobilizadas equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu e da Defesa Civil, além do Instituto de Criminalística. Por volta das 16h30, todas as pessoas haviam sido resgatadas dos escombros. Foram utilizados cães de resgate para ajudar nas buscas. Em relação às vítimas, elas foram encaminhadas para hospitais no Recife e apresentam, em sua maioria, escoriações e ferimentos leves. Entre elas, há uma criança de 4 anos e uma gestante de 21 semanas.

O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que criou uma equipe técnica para avaliar as causas do acidente e decretou luto oficial de três dias na cidade, em virtude das duas mortes.

SONORA - João Campos

Recentemente foram instaladas placas de energia solar no local, o que pode ter causado sobrepeso no teto do santuário. O sistema de energia foi viabilizado após campanha de doações realizada pela própria paróquia. No entanto, a causa ainda está sendo investigada, como explicou, à CBN Recife, o monsenhor Luciano Brito.

SONORA - Luciano Brito 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se pronunciou por meio de nota sobre o incidente, reforçando que as equipes de segurança foram acionadas, de forma imediata, para o resgate e atendimento das vítimas. 

Já o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, informou que “A Arquidiocese oferece todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares, buscando trazer alívio e esperança em meio a esta dor.” 

O santuário é o espaço utilizado para a celebração de missas e cerimônias religiosas, que recebe muitos fiéis diariamente. A arquitetura do Santuário era feita com paredes de vidro, o que permitia a visão de dentro e de fora da igreja do monumento de Nossa Senhora da Conceição, que não é a padroeira oficial do Recife, mas é a padroeira afetiva da cidade. 

Ouça matéria com informações de Clara dos Anjos e reportagem de Taynã Olimpia no 'play' acima.




Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook