FIEPE realiza primeiro Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco
O objetivo é monitorar a exucação de 20 obras em desenvolvimento no estado

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
A Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) realizou nesta segunda-feira (31) o primeiro Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco. O encontro reuniu autoridades, especialistas e profissionais do setor para discutir projetos estratégicos em desenvolvimento no estado, como a Ferrovia Transnordestina, o Arco Metropolitano e a duplicação da BR-232 de São Caetano até Serra Talhada.
O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, explicou que os fóruns serão realizados trimestralmente. No primeiro encontro, a principal discussão foi o trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape.
“Nós elencamos aqui em torno de 27 bilhões de reais em obras que estão em passos lentos ou paradas, e que nós precisamos estar monitorando elas. Inclusive informando para a população, informando para todos os entes, para que essa obra saia e continue. Porque nós precisamos ter uma infraestrutura adequada, um ambiente de negócios para que as indústrias venham se instalar em Pernambuco.
Além da Transnordestina, outras 19 obras com recursos públicos e privados também serão monitoradas, totalizando R$ 27,6 bilhões até 2032. Representando o Governo Federal, o ministro Silvio Costa Filho observou que o Fórum é importante por promover um diálogo entre diferentes setores.
“Pernambuco precisa ter essa unidade para poder construir desenvolvimento. Não somente quanto à Transnordestina, mas em obras como a duplicação da BR-423, como o aeroporto Porto de Caruaru. Então todas essas obras serão muito estratégicas para o desenvolvimento do estado. E na hora que Pernambuco amplia a sua infraestrutura logística, dialoga com o crescimento econômico e sobretudo com a geração de emprego e renda”, destacou.
O ministro reforçou que a ordem de serviço para a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco será dada no começo do segundo semestre. O trecho entre Salgueiro e Suape havia sido descartado pelo Governo Federal, mas com a retomada do projeto, a expectativa é de que toda execução seja concluída em até quatro anos, com investimento de R$ 5 bilhões.
Também participaram do evento a governadora Raquel Lyra (PSD), o senador Fernando Dueire (MDB), o deputado federal Mendonça Filho (União), deputados estaduais e prefeitos, além do presidente da Infra S.A., Jorge Bastos. A empresa é responsável pela supervisão e condução da parte pública da obra da Ferrovia Transnordestina.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Pernambuco adota ferramenta nacional de alerta para desastres naturais
Sistema Defesa Civil Alerta (DCA) começa a funcionar em maio e promete...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Hospital das Clínicas da UFPE pede doação de leite humano para bebês prematuros
Estoque do Banco de Leite só garante alimentação dos recém-nascidos por...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Obras da Transnordestina em Pernambuco devem ser finalizadas até 2029
Dois lotes serão licitados no segundo semestre deste ano
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão, comemora desativação da Penitenciária Barreto Campelo
A unidade contava com 640 vagas e 472 presos em regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Nova tarifa social da Compesa passa a valer a partir de 26 de abril
2 milhões de pernambucanos serão beneficados, havendo reajuste de 9,98% nas...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
FIEPE realiza primeiro Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco
O objetivo é monitorar a exucação de 20 obras em desenvolvimento no estado