Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Suape deve voltar a ter autonomia até a metade de 2020

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Presidente do Complexo Portuário de Suape destacou que vem se preparando desde o ano passado para atender aos critérios objetivos do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap)

09/01/2020
    Compartilhe:

Presidente do Complexo Portuário de Suape destacou que vem se preparando desde o ano passado para atender aos critérios objetivos do  Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap)

Com a publicação no Diário Oficial, em 2018, da portaria que descentraliza projetos de ocupação de áreas portuárias em portos públicos, há uma expectativa para que o Complexo Industrial Portuário de Suape volte a ter autonomia até o próximo semestre. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o presidente de  Suape, Leonardo Cerquinho, mencionou que, desde o ano passado, vem cumprindo os requisitos objetivos para garantir essa autonomia. “A gente se preparou esse período todo, já demos entrada nos critérios de Índice de Gestão Portuária (Igap), que deve ser analisado pela Secretaria Nacional de Portos”, afirma Leonardo. 

Ainda na ocasião, ele destacou que tem uma expectativa de um retorno positivo, porque existe uma confiança muito grande nas fichas técnicas da gestão de Suape de muitos anos e também porque percebe, dentro da Secretaria Nacional de Portos, uma situação muito favorável do ponto de vista técnico. No entanto, ele pontua que uma situação desafiadora é a questão da falta de burocracia do uso privativo para desenvolver novos terminais. “Com a autonomia, a gente volta a ter níveis aceitáveis para desenvolver novas alterações, a grande questão é que a mesma Medida Provisória que caçou a autonomia dos portos públicos, também autorizou aos terminais privativos operar cargas de terceiros e esses terminais de uso privativo não têm absolutamente nenhuma burocracia para desenvolver novos terminais. Então, ainda que a gente retorne a uma situação pré 2013, a condição concorrencial, se tornou muito mais agressiva. A autonomia é uma condição necessária, mas não suficiente ainda para que Suape consiga concorrer em forma de igualdade com os demais portos do Brasil”, ressalta o presidente. 

Confira outras informações na entrevista completa com Leonardo Cerquinho, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook