O candidato à prefeitura do Recife fez duras críticas a gestão atual, prometeu renovar toda gestão da secretaria de saúde com o intuito de acabar com a corrupção e ressaltou a importância da parceria com o governo federal
Foto: Reprodução/Internet
Dando início à Sabatina das Eleições 2020, o candidato à Prefeitura do Recife pelo Democratas, Mendonça Filho, concedeu entrevista à CBN Recife, nesta segunda-feira (05), para abordar as propostas de gestão da capital pernambucana. Na oportunidade, o ex-ministro da Educação, que, de acordo com o Ibope, aparece em 2° lugar, com 19% das intenções de voto, pontuou as estratégias para os principais setores do município: saúde, educação, saneamento básico, mobilidade urbana e segurança pública.
No campo da saúde, ainda mais importante devido à crise sanitária do novo coronavírus, o candidato fez duras críticas a gestão atual, alegando que a mesma foi contaminada pela corrupção, com compras e ações superfaturadas, além de práticas de desvios de recursos, feitas pela Secretaria de Saúde. “No meio da pandemia, a Prefeitura do Recife se envolveu em atos e práticas absurdas de desvios de recursos, de suspeitas de corrupção muito graves, envolvendo até compras de respiradores testados em porcos, sem o aval da anvisa. Vamos acabar com isso, renovar toda gestão da secretaria de saúde e canalizar a nossa atenção para a atenção básica e primária”, aponta Mendonça.
Ex-ministro da educação, o candidato avaliou que o sistema municipal de ensino está muito distante do que seria razoável. Ele ressalta que a educação infantil apresenta um grande déficit, já que ocupa a 21ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ficando atrás das cidades de Teresina, Fortaleza e Salvador. No entanto, o concorrente destaca que o orçamento da gestão é de R$ 6 bilhões, 20 vezes menor que os recursos do Ministério da Educação. “Eu sei como fazer para que a gente possa avançar nas políticas públicas relacionadas a área da educação. Na educação infantil, faltam vagas em creches; da demanda total de cerca de 35 mil crianças, apenas 6 mil são atendidas, nós vamos ampliar essa oferta para mais 10 mil vagas, diretamente ou em parceria com convênios que possam garantir o acesso a educação infantil na cidade do Recife, melhorando a qualidade e o desempenho no IDEB do ensino fundamental”, propõe Filho.
Entre outros destaques, Mendonça Filho também aproveitou o momento para defender a necessidade da capital pernambucana buscar realizar parceria com o governo federal para ampliar as oportunidades do município. “Uma cidade pobre como a nossa não pode prescindir do apoio do governo federal, aliás eu fui o único candidato que visitou, durante a pré-campanha, ministros do governo do presidente bolsonaro, tratando de projetos para a cidade do Recife. O Recife, hoje, é uma cidade, infelizmente, estagnada, parada no tempo e no espaço. Os recifenses, hoje, sentem claramente esse ambiente de perda de referência e liderança no cenário regional e nacional”, afirma o candidato.
Confira a entrevista completa com o candidato, através do play acima ou pelo canal do youtube da CBN Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...