Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

PSDB classifica debandada de prefeitos e vice-governadora como "extrema deslealdade"


Por: REDAÇÃO Portal

O partido perdeu todos gestores municipais após a escolha do deputado Álvaro Porto como interventor no diretório regional

04/04/2025
    Compartilhe:

O partido perdeu todos gestores municipais após a escolha do deputado Álvaro Porto  como interventor no diretório regional

Foto: Divulgação/Lucas Patrício

Após a desfiliação conjunta do PSDB por 32 prefeitos eleitos em 2024 pela legenda, a Executiva Nacional do partido classificou o ato como "de extrema deslealdade". A debandada aconteceu como reação à escolha do deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para ser o interventor no diretório regional - até então, comandado por Fred Loyo, aliado da governadora Raquel Lyra, recém filiada ao PSD.

Na quarta-feira (2), a Executiva Nacional do PSDB emitiu nota informando que resolveu intervir no partido em Pernambuco por constatar "tanto ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária". Após a saída da governadora Raquel Lyra para o PSD, a vice-governadora Priscila Krause foi filiada ao PSDB, com o objetivo de manter o tucanato na base da gestão estadual. 

No entanto, a escolha pelo deputado Álvaro Porto (PSDB) para dirigir o partido em âmbito estadual, destituindo Fred Loyo, levou todos os prefeitos eleitos em 2024, além do então presidente da legenda em Pernambuco (Fred Loyo) e da vice-governadora (Priscila Krause), a saírem do partido de uma só vez. Dentre eles, Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Professora Elcione (Igarassu) e Ramos (Paulista). 

Após a debendada, a Executiva Nacional do PSDB se pronunciou afirmando que o movimento era esperado e que os prefeitos "foram beneficiados com milhões de reais do fundo eleitoral tucano". Por isso, a saída "configura um ato de extrema deslealdade". Vice-prefeitos e vereadores apoiados pela gestão estadual na eleição passada também tem se desfiliado da legenda.

"A nova direção está comprometida em preparar o partido para participar da chapa majoritária — para o governo e o Senado (em 2026) — e também para formar uma chapa competitiva de candidatos a deputado federal e estadual", conclui a nota.

O PSDB foi o partido que mais elegeu gestores municipais no último pleito (32). Em entrevista à Rádio Folha, nesta quinta-feira (3), o deputado Álvaro Porto disse que recebeu ligações de prefeitos que assinaram o ato de desfiliação alegando terem sido coagidos pelo governo. “A governadora acreditava que saindo do PSDB iria sepultar o partido em Pernambuco, mas isso não vai acontecer”, garantiu. Porto reforçou que o caminho de volta em 2028 para esses gestores, em 2028, está asfaltado.

O ato de desfiliação do PSDB estadual foi assinado pelos seguintes nomes:

Frederico Loyo Filho (então presidente)

Vice-Governadora Priscila Krause 

André Raimundo - prefeito de Cachoeirinha

Aninha da Ferbom - prefeita de Nazaré da Mata

Berg de Hacker - prefeito de Rio Formoso

Beto do Sargento - prefeito de Belém de Maria

Biu Abreu - prefeito de Orobó

Dió Filho - prefeito de Riacho das Almas

Diógenes Patriota - prefeito de Tuparetama

Diogo - prefeito de Barra de Guabiraba

Dona Graça - prefeita de Catende

Dr. Pedro Alves - prefeito de Iguaracy

Duguinha - prefeito de São Joaquim do Monte

Eder - prefeito de Vicência

Elizinho - prefeito de Carnaubeira da Penha

Fátima Borba - prefeita de Cortês

Izalta - prefeita de Ibirajuba

Joelda Pereira - prefeita de Tacaimbó

Joia - prefeito de Salgadinho

Júnior de Rivaldo - prefeito de Saloá

Júnior Pinto - prefeito de Exu

Luciano Bonfim - prefeito de Triunfo

Márcia Barreto- prefeita de Joaquim Nabuco 

Marlos Henrique - prefeito de Maraial

Paulo Galvão - prefeito de Itamaracá

Pollyanna Abreu - prefeita de Sertânia

Professora Elcione - prefeita de Igarassu

Rael- prefeito de Vertentes 

Ramos - prefeito de Paulista

Rodrigo Pinheiro - prefeito de Caruaru

Simãozinho - prefeito de Alagoinha

Teto Teixeira - prefeito de Moreilândia

Wellington - prefeito de Ibimirim

Xicão Tavares - prefeito de Verdejante

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook