Candidata pelo PT faz análise da atual gestão, alegando como conjuntura irresponsável, e aponta quais serão os projetos, nas áreas de saúde, educação e geração de renda, para solucionar os problemas que assolam a capital pernambucana
Foto: Reprodução/Internet
Por Antonio Diniz
Seguindo à sabatina com os candidatos à Prefeitura do Recife, a CBN Recife recebeu a candidata Marília Arraes (PT) para abordar os projetos e propostas que serão desenvolvidos, caso seja eleita. A atual deputada federal aparece em segundo lugar com 17% na pesquisa Datafolha de intenção de votos, atrás apenas de João Campos (PSB). Na oportunidade, Marília analisou a gestão do município, alegando que seu objetivo é solucionar os problemas ignorados há 8 anos pela atual conjuntura. “A prefeitura não resolve o que deveria resolver, porque não tem um projeto de cidade, tem um projeto de poder. O apoio do presidente Lula existe, mas a gente quer debater a cidade e falar sobre o Recife real, não o Recife da propaganda de Geraldo Julio que está sendo defendido por João Campos”, destaca a parlamentar.
De acordo com a candidata, o setor da educação municipal apresenta grande deficiência relacionada ao público infantil. Ela alega que o Recife possui um enorme déficit de creches, visto que as mesmas não conseguem nem ser computadas devido à falta de organização da prefeitura em relação às filas. Para suprir a necessidade, Marília destaca que o plano de governo tem prioridade na construção de creches comunitárias a curto e médio prazo. “Cerca de 90 mil crianças no Recife têm de 0 a 4 anos, somente 7 mil delas estão em creches, isso afeta diretamente a vida dessas crianças, mas principalmente a vida das mulheres, das mães, que são destinadas essa função do cuidado”, justifica Arraes.
Ainda referente ao setor, a prefeiturável alegou que o Recife gasta muito mais com relação a outras capitais e ainda assim ocupa posições insatisfatórias. Como exemplo, ela aponta Teresina, que dispõe de menos recursos e está na frente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “É preciso de gestão, mas gestão com responsabilidade a gente vê que a prefeitura não tem, a exemplo do que foi feito agora na época da pandemia, né? que não levou resultado prático direto para a população, mas se gastou bastante, principalmente em contratos com dispensa de licitação por emergência. As notícias da operação da Polícia Federal estão aí para provar”, salienta Marília.
Para a saúde, a aposta do PT evidencia que as prioridades são investir em atenção básica, aumentar as equipes de saúde da família, melhorar a marcação de consultas e otimizar o acesso aos exames médicos. “Nós precisamos entrar na prefeitura para abrir a caixa preta de como está de verdade o orçamento, porque o portal da transparência, na verdade, não dá condições da gente fazer essa análise com a devida assertividade. Então, vamos ter que expandir o programa de saúde da família e melhorar determinados gargalos que são históricos. Por exemplo, a marcação de consulta. Ano de 2020 e tem gente que tem que chegar de madrugada para pegar uma ficha e marcar uma consulta. Isso aí é inadmissível no ano de hoje”, ressalta.
Confira os detalhes da sabatina com Marília Arraes através do play acima ou do canal do youtube da CBN Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...