Candidato pelo PSB explica como funcionará o Crédito Popular, destaca necessidade do enxugamento da máquina pública e pontua projetos para as áreas de educação, saúde, saneamento básico, segurança pública e turismo
Foto: Reprodução/PSB
Dando continuidade à Sabatina das Eleições 2020, o nome que está na frente das pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope, João Campos (PSB), nesta quinta-feira (08) na CBN Recife, concedeu entrevista ao jornalista Mário Neto e à cientista política Priscila Lapa para abordar os projetos que serão realizados, caso seja eleito. Diante das propostas para os setores que compõem o município do Recife, o candidato apresentou o Crédito Popular, que pretende ajudar pequenos empreendedores através da formalização dos negócios e abertura de MEI. Com o programa, a prefeitura irá disponibilizar um aporte inicial para os interessados com os juros de 0,99%. “Iremos conseguir movimentar a economia, fazer com que essa força seja dada para as pessoas e, a partir daí, elas desenvolvem o caminho. O recifense é muito talentoso, disposto, aguerrido, o que precisa é da força inicial. Estou absolutamente convicto de que é fundamental a gente construir uma pauta para o emprego e para a renda. Vai ser o próximo desafio do próximo ano, depois que for resolvido esse desafio da pandemia”, detalha Campos.
Questionado sobre os recursos que contemplarão o crédito, ele justificou que será feito um enxugamento da máquina pública, com o objetivo de diminuir as despesas e exercitar o contingenciamento. “É um exercício constante. Não é no primeiro dia de gestão, você corta e deixa daí. Para você tornar a máquina eficiente, mais ágil, menos burocrática, você tem que fazer o exercício cotidiano do enxugamento do corte e torná-la mais eficiente. Sempre vai ter o que cortar, sempre vai ter o que avançar”, afirma João.
Na oportunidade, o prefeiturável ressaltou que os planos para a educação sempre serão prioridades na vida pública e a gestão municipal possui três grandes focos: aumentar o número de vagas de creches pela capital devido ao déficit apresentado; focar na alfabetização para garantir o aprendizado no momento correto e, consequentemente, ter uma curva de crescimento maior; vincular a qualificação profissional com a empregabilidade. “Nós vamos lançar um programa voltado a concessão de bolsas para jovens de baixa renda na área de tecnologia, pois são 1.500 vagas ociosas no Porto Digital e a gente vai poder unir o ecossistema do Porto Digital com as instituições de ensino que existem na nossa cidade. A prefeitura dar 500 bolsas por ano para os jovens poder ter o acesso e fazer essa qualificação é, praticamente, sinônimo de empregabilidade”, aponta o atual deputado federal.
Para a saúde, Campos pontuou que o grande desafio é fazer a expansão da proteção básica, com a cobertura da atenção primária e do cuidado preventivo, sobretudo porque é mais importante cuidar da saúde do que da doença. “Poder fazer a expansão contínua da rede de atenção primária, tem que melhorar a infraestrutura de unidade de saúde e fazer sempre uma recomposição de pessoal. O ex-governador, Eduardo Campos, dizia que o afeto e o carinho podem cuidar tanto quanto a ciência. É importante a gente criar a cultura de humanização no atendimento, de poder acolher as pessoas, de poder ouvir, de poder ter esse trato, não há lei que resolva isso. Você tem que construir essa cultura, que começa do exemplo do gestor até toda a equipe”, sugere.
Confira os detalhes da sabatina com João Campos através do play acima ou do canal do youtube da CBN Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...