Pernambuco registra mais sete casos da variante delta com predominância na Grande Recife
Foto: Reprodução/G1
Começou neste sábado no Recife a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com imunidade comprometida. Neste grupo estão transplantados, portadores de HIV, pessoas em tratamento contra o Câncer, entre outros. Podem receber o reforço os imunossuprimidos que já tomaram as duas doses ou dose única há, pelo menos, 28 dias.
O agendamento já está disponível no aplicativo e site Conecta Recife. De acordo com a prefeitura, 1.771 pessoas com imunidade baixa estão aptas a receber o reforço. No dia escolhido para receber a vacina é preciso apresentar documento de identificação e um comprovante de que completou o esquema vacinal. São aceitos o cartão de vacinação e o certificado digital de vacinação, disponível no Conecta Recife.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, na capital, a terceira dose será administrada com a vacina da Pfizer, independente de qual imunizante a pessoa tenha tomado anteriormente.
A ministração de mais uma dose da vacina contra a Covid-19 em alguns grupos também é motivada pela disseminação da variante Delta no país. Pernambuco já registra transmissão comunitária da cepa indiana há algumas semanas. Nesta sexta, o estado confirmou mais sete casos da Delta em pacientes diagnosticados com a Covid-19.
O resultado veio após uma nova rodada de sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães, órgão ligado à Fiocruz PE. Agora subiu para 36 o número de pessoas que foram infectadas pela variante no estado. Duas pessoas que estavam com a Delta morreram. O mais recente, um idoso que morava no Recife e tinha comorbidades. O outro era tripulante de um navio estrangeiro que estava ancorado no Porto da capital.
Os municípios da região metropolitana são os que concentram mais casos. Além do Recife, a Delta foi verificada em amostras de moradores de Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo, Ipojuca e Abreu e Lima.
Apesar da disseminação, a variante que predomina em Pernambuco é a Gama, originária do Amazonas, que está presente na maioria das confirmações, segundo a secretaria de saúde.
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/08/2023
Centro de testagem para Covid-19 da Prefeitura do Recife está em novo local
Novo local também é na Iputinga
- Por REDAÇÃO
- 11/05/2023
Câmara aprova criação do dia em memória de vítimas de COVID-19
Até a última atualização apresentada pelo Conselho Nacional dos...
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2023
COVID-19: Brasil tem o primeiro caso da variante Arcturus
A variante arcturus pode causar, além dos sintomas tradicionais, uma...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2023
Recife inicia vacinação bivalente contra COVID-19; mais de 500 mil habitantes podem tomar o imunizante
As vacinas bivalentes contra a COVID-19 protegem contra a cepa original do...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2023
Pela baixa adesão, governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos
As vacinas bivalentes contra a COVID-19 protegem contra a cepa original do...
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2023
COVID-19: Vacinação bivalente não precisa de agendamento no Recife
Segundo a Gestão Municipal, “para o atendimento, é necessário...