Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Raquel visita vítimas de incidentes com tubarão no HR e anuncia medidas que serão adotadas no Estado

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A gestão do Cemit será transferida para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e as pesquisas junto às universidades federais em Pernambuco serão retomadas

07/03/2023
    Compartilhe:

A gestão do Cemit será transferida para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e as pesquisas junto às universidades federais em Pernambuco serão retomadas

Foto: Reprodução/Hesíodo Góes/Secom

A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), visitou, na noite desta segunda-feira, 06, as vítimas dos incidentes com tubarão, ocorridos neste início de semana. A chefe do Executivo estadual foi até o Hospital da Restauração, unidade de saúde referência em trauma, localizada na capital pernambucana, para conversar com os adolescentes de 14 e 15 anos e prestar solidariedade às famílias. 

Na ocasião, Raquel anunciou medidas que serão tomadas pelo Governo do Estado para que sejam evitados novos incidentes. 

Entre as ações anunciadas, está a transferência da gestão do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), e também o restabelecimento das pesquisas de mapeamento e monitoramento de tubarões nas praias urbanas da Região Metropolitana do Recife, que estão paralisadas há quase 10 anos.

Nesta terça-feira, 07, às 14h, a Governadora se reúne com os prefeitos da Região Metropolitana do Recife para tratar da prevenção desses incidentes.

Os dois episódios deste domingo e segunda ocorreram na mesma praia, em Piedade, em pontos localizados a cerca de 500 metros um do outro. Kaylane Timóteo Freitas, de 15 anos, teve o braço esquerdo arrancado durante a ação do animal marinho. E o garoto de 14 anos precisou ter a perna direita amputada.

Com o caso de segunda, Pernambuco totaliza agora em 77 o número de pessoas vítimas de mordidas de tubarão, desde o início da contagem em 1992. Neste ano, já foram registrados três incidentes, que aconteceram em menos de 15 dias, sendo dois deles em área terminantemente proibida para banho de mar e outras atividades náuticas.

Já a área onde ocorreu o mais recente incidente não tem o banho proibido ou placas de sinalização que impeçam a entrada de banhistas no mar, mas está dentro trecho de 36km, que compreende da Praia do Bairro Novo, em Olinda, até o Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, onde há risco de incidentes com o animal marinho.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook