Raquel Lyra visita obras de requalificação do HR; “contrato em andamento não dá conta de todo o serviço”, segundo Governadora
A expectativa é de que as obras de reestruturação do hospital sejam concluídas no final de junho
Foto: Reprodução/SES-PE
Acompanhada da nova Secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, e da vice, Priscila Krause (Cidadania), a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), visitou, nesta sexta-feira (13), a maior unidade da rede de saúde pública do Estado, o Hospital da Restauração (HR), localizado no Derby, área central do Recife. A visita, de acordo com a gestora, foi para, além de conversar com funcionários, pacientes e acompanhantes, avaliar o andamento das obras de requalificação que estão sendo executadas atualmente no hospital.
De acordo com Raquel, apesar de serviços paliativos estarem sendo feitos, “o contrato em andamento não dá conta de tudo”.
“Aqui a gente vê o andamento de uma pintura do lado externo, mas, na verdade, lá dentro, o prédio precisa de muitos cuidados. A informação que a gente tem é que o contrato em andamento não dá conta de todo o serviço. Estamos fazendo um diagnóstico do prédio, do contrato, para poder fazer, de maneira adequada, uma obra que, de fato, possa recolocar de pé o hospital que é a maior referência do Norte e Nordeste brasileiro, a maior urgência do Norte e Nordeste brasileiro”, disse a gestora.
“A gente vai avançar com os mutirões de exame e cirurgia, vamos trabalhar para estruturar a descentralização da saúde, mas o trabalho está só começando. Vamos juntos! Eu não tô sozinha, estamos aqui com a Secretaria de Saúde, Priscila tá ali atrás, um monte de gente boa. Todo o pessoal do hospital que nos recebeu aqui super bem com um sorriso de esperança e de que as coisas vão mudar — e vão”, continuou Raquel.
O HR passa por reformas desde o final de agosto do ano passado. A situação crítica do hospital se evidenciou ainda mais quando, durante todo ano 2022, episódios de queda de parte do forro de gesso do teto do hospital, pequenos alagamentos em setores da unidade devido a tubulações quebradas e infiltrações e problemas na rede elétrica se tornaram notícias recorrentes.
O momento levou o Governo a lançar uma licitação prevendo a execução, em duas fases, de obras para a recuperação do HR. Foi feito um investimento inicial de R$ 2,1 milhões para a execução do serviço de recuperação de toda fachada e cobertura do hospital, além de pintura, restauro e impermeabilização.
No final de outubro, quando 10% das obras da primeira fase estavam concluídas, o Governo autorizou o início da segunda fase dos restauros. O novo investimento foi de R$ 7,2 milhões, com prazo de execução de oito meses.
Além dos serviços de reestruturação, na segunda fase estavam previstos, também, serviços de modernização do HR, com o objetivo de trazer melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto para os pacientes.
A expectativa é de que as obras no hospital sejam concluídas no final de junho.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...