No total, serão investidos R$ 52 milhões para ações em Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Em um evento que marcou as comemorações do Dia da Água, no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra anunciou um pacote de obras para melhoria do abastecimento da Região Metropolitana do Recife (RMR). No total, serão investidos R$ 52 milhões para ações em Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista.
Entre as realizações, estão previstas melhorias no abastecimento dos morros da Zona Norte do Recife, como o Morro da Conceição e o Alto José do Pinho, a retomada de perfuração de poços, substituição de tubulações, e a modernização da infraestrutura de rede de abastecimento de comunidades como a da Horta, nos Torrões, Zona Oeste do Recife, e a de Monte Alegre, em Olinda. Ainda no Recife, Brasília Teimosa e a Comunidade do Bode também devem receber melhorias.
Segundo o Diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Costa, cerca de 600 mil pessoas serão beneficiadas, e as obras, que vão começar nos próximos dias, devem ser concluídas em no máximo oito meses.
"São investimento para tirar essas localidades dos regimes de rodízios. Temos obras de substituição de redes de tubulações, modernização de ligações antigas, novas adutoras para essas regiões consideradas subnormais, como os morros do Recife. São áreas que realmente precisam de investimentos de infraestrutura hídrica", relatou.
A água foi uma das pautas de campanha da Governadora Raquel Lyra, que reforçou a importância do anúncio.
"A gente, hoje, lança um programa para água nos morros da Zona Norte do Recife. Os recursos já estão garantidos e os projetos já estão feitos. A gente vai trabalhar para levar água a essa população, do Morro da Conceição, por exemplo; aquelas adjacências. A gente tá trabalhando também com o projeto dos aquíferos. São os poços que são perfurados na Região Metropolitana Norte do Recife, e que vão garantir mais água para essa população", afirmou a gestora.
A RMR é atendida por quatro sistemas de abastecimento, que se estendem desde Itapissuma, no Litoral Norte, até Ipojuca, no Litoral Sul. Os rios Capibaribe, Tapacurá, Pirapama e Ipojuca são os principais recursos hídricos utilizados para o fornecimento de água a quase quatro milhões de pessoas.
Realidade Nacional
A falta d’água ainda é uma realidade marcante em todo o Brasil. A pesquisa “A Percepção dos Brasileiros sobre Segurança Hídrica”, feita pela The Nature Conservancy Brasil e divulgada nesta sexta-feira (22), mostra que 58% da população brasileira está muito preocupada com a falta de água. O consumo excessivo ou desperdício são vistos como os principais responsáveis por este problema na visão de 27% dos entrevistados; as mudanças climáticas aparecem em segundo lugar (21%).
Em Pernambuco, a Governadora Raquel Lyra aponta que esta realidade já está sendo superada. Ainda nesta sexta-feira (22) ela participa da entrega da ampliação do atendimento da Adutora do Agreste, que com a finalização das obras, passa a abastecer os distritos de Fazenda Nova - incluindo o Teatro de Nova Jerusalém -, Barra de Farias e Mandaçaia, beneficiando cerca de 9 mil pessoas.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...